Meio Ambiente: Ministério da Cultura e governo do Estado podem ser parceiros em revitalização de par

Gilberto Gil manifestou interesse na parceria durante encontro em Brasília

sex, 23/01/2004 - 14h21 | Do Portal do Governo

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, manifestou interesse em desenvolver projetos em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA) para a revitalização de parques estaduais, especialmente os que possuem monumentos de valor histórico ou aspectos culturais significativos.

É o caso, entre outros, do Parque Estadual da Serra do Mar, onde será desenvolvido o Projeto do Pólo Ecoturístico Caminhos do Mar, adequando os atrativos, como a Calçada do Lorena ou a Casa da Marquesa para visitação pública e realização de eventos.

A proposta foi levada ao ministro pelo chefe de gabinete da SMA, João Gabriel Bruno, que representou o secretário José Goldemberg, este mês, em Brasília.

Bruno, que fez também uma exposição sobre o programa “Acorde para o Meio Ambiente”, que realiza apresentações de música clássica nos parques estaduais, disse que a parceria pode envolver a FUNARTE – Fundação Nacional das Artes e do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgãos do Ministério da Cultura.

Secretaria da Juventude

O secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, também manifestou interesse em estabelecer parcerias para o desenvolvimento de um programa de atividades esportivas e de lazer nos parques estaduais administrados pela SMA.

Em visita ao Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas, acompanhado do chefe de gabinete da SMA, Grael conheceu as instalações dessa unidade de conservação. Durante a visita, Bruno fez um relato dos equipamentos disponíveis no parque, onde seria possível a realização de projetos e programas voltados ao lazer da população, conforme determinação do governador Geraldo Alckmin.

No final da visita, o secretário Lars Grael disse estar favoravelmente impressionado com os recursos existentes no parque ecológico.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

L.S