Meio Ambiente: Lançamento do Programa Coleta Seletiva e Educação Ambiental

Secretarias da Educação e do Meio Ambiente são parceiras no projeto

qua, 20/11/2002 - 17h41 | Do Portal do Governo

O lançamento do Programa Coleta Seletiva e Educação Ambiental, nesta quarta-feira, dia 20, selou mais uma aliança entre as Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e da Educação para resolver um problema da sociedade: o tratamento, a coleta e a destinação final do lixo.

Na abertura do evento, o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, enfatizou a importância do Programa para a reflexão do conceito de escola cidadã. ‘ A coleta seletiva é uma preocupação mundial. É preciso o exercício dessa consciência para os 6 milhões de alunos da rede estadual para criarmos uma escola mais viva, mais dinâmica, tornando um hábito, um processo educativo ‘, conclui o Secretário.

O Programa coleta seletiva faz parte de um processo de educação ambiental e de sensibilização da comunidade sobre os problemas do desperdício dos recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

No Estado de São Paulo, são 35 milhões de habitantes produzindo um quilo de lixo cada. Só na capital, são 16 mil toneladas de lixo por dia, seguindo para os aterros que estão cada vez mais distantes por falta de espaço na cidade. São Paulo é a terceira cidade do mundo na produção de lixo, atrás apenas de Tóquio e Nova York.

De acordo com o Secretário Estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg, enquanto não for feita a coleta seletiva desse lixo urbano, não vai haver vontade para resolver o problema. ‘São as crianças que vão melhorar essa situação e são os professores que podem ajudar nessa mudança. O lixo tem valor econômico e gera empregos e renda para a população’, afirma o Secretário.

O Programa vai atingir as escolas dos municípios que disponibilizam políticas de coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos neste primeiro momento, envolvendo 117 mil alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de 390 escolas. As demais escolas do Estado de São Paulo serão gradativamente inseridas no Programa com o objetivo de reduzir e reaproveitar o volume de lixo.

Durante o evento, o engenheiro Fernando Volmer, da Diretoria da Recursos Hídricos e Engenharia, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) falou sobre ‘A situação Atual dos Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo’. Depois, a professora Marlene Gardel, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria da Educação, expôs ‘Programa de Coleta Seletiva e Educação Ambiental’. A pedagoga Irene Sabiá, da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, mostrou como funciona a coleta no Estado de São Paulo.

O Programa vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida; fortalecer a abordagem da temática ambiental no projeto pedagógico das escolas estaduais, além de disponibilizar recursos didáticos e apoio técnico para os projetos nas escolas.

As Associações de Pais e Mestres (APMs) das 390 escolas vão subsidiar o Programa, comprando o material específico à Coleta Seletiva de Lixo, de acordo com as especificações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As cidades envolvidas nessa primeira etapa do Programa são: Americana, Santa Bárbara D’ Oeste, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Capivari, Tietê, Cordeirópolis, Iracemápolis, Rio Claro, Santa Gertrudes, Charqueada, São Pedro, Iaras, Santo André, Cubatão, São José dos Campos, São Vicente, Sumaré e Capela do Alto.

Secretaria da Educação
C.M/G.L