Meio Ambiente: Lançada em Santos campanha Verão Limpo sem Dengue

Operação se estenderá até o dia 2 de fevereiro em seu primeiro período e depois durante a semana do Carnaval

seg, 20/01/2003 - 19h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente lançou neste sábado, dia 18, na Praia do Gonzaga, em Santos, a Campanha Verão Limpo sem Dengue. O evento contou com a participação do presidente da Cetesb, Rubens Lara (foto).

Fotos: José Jorge NetoEm seu 15º ano de realização a equipe de 24 monitores, que vai percorrer as praias de Santos, Guarujá e Praia Grande, vai entregar sacolas para lixo e informar os banhistas, não apenas sobre as condições de balneabilidade das praias, mas também sobre como proceder para ajudar a combater o mosquito da dengue.

O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), Rubens Lara, que estava representando o secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, informou que a agência colocou à disposição da população um laboratório volante montado em uma perua.

O veículo que vai percorrer as principais praias da Baixada Santista mostrará como são realizadas as coletas de água para análise da balneabilidade e vai expor amostras do mosquito.

‘Se alguém trouxer exemplares de mosquitos e de larvas, poderemos identificar na hora se é o Aedes aegypt, transmissor da dengue’, disse Rubens Lara .

Fotos: José Jorge NetoA operação, que se estenderá até o dia 2 de fevereiro em seu primeiro período e depois durante a semana do Carnaval, está sendo desenvolvida em parceria com as prefeituras do litoral e apoio da Comgás, que ofereceu os recursos para a confecção de folhetos, sacolas e outros materiais de divulgação da campanha.

Os monitores estarão concentrados nas praias de Santos, Praia Grande e Guarujá, mas os demais municípios, tanto da Baixada
Santista como do Litoral Norte e Sul, receberão material de divulgação para distribuição nas praias.

O prefeito de Santos, Beto Mansur, aproveitou a presença do presidente Rubens Lara e do diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, Fernando Rei, para pedir que a administração municipal seja qualificada pelo órgão ambiental para fazer o trabalho de coleta e análise das águas para a elaboração dos índices de balneabilidade das praias.