Meio Ambiente: Laboratório da Cetesb em Ribeirão Preto tem novas instalações

Entre outras atividades, o complexo analisa água destinada ao abastecimento público

qua, 25/09/2002 - 14h10 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 26, começam a funcionar as novas instalações do laboratório da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambientaldo (Cetesb) em Ribeirão Preto. A unidade integra o Setor de Laboratórios da Gerência Regional da Bacia do Rio Mogi-Guaçu e Pardo que, entre outras atividades, faz a análise de amostras de água de rios e de poços artesianos de abastecimento público da região. As novas instalações têm uma estrutura mais funcional, com a separação de áreas quentes e áreas climatizadas, propiciando ganhos significativos de produtividade e qualidade.

Com 12 funcionários, entre biólogos, químicos e biomédicos, os serviços laboratoriais desse setor foram credenciados, em 1999, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), segundo o sistema de qualidade ISO Guia 17025, atendendo os objetivos do Programa de Qualidade e Produtividade implantado na Cetesb, em 1996.

Atendimento

O Setor de Laboratórios da Gerência Regional do Rio Mogi-Guaçu e Pardo, da Cetesb, que funciona desde 1976, atende as agências ambientais de Araraquara, que abrange 34 municípios; Barretos, 19; Franca, 20; Pirassununga, 22; Ribeirão Preto, 38; e São José dos Rio Preto, 86; num total de 219 cidades, numa área de 89.790 quilômetros qudrados, com uma população de aproximadamente 5,1 milhões de habitantes.

Entre as atividades de rotina estão a análise de amostras de águas coletadas em 108 pontos dos rios Mogi-Guaçu, Pardo, Sapucaí, Grande e outros, além das amostras de 62 poços profundos de águas subterrâneas para abastecimento público. Atende, ainda, a pedidos de bioensaios e análises físico-químicos e bacteriológicos, tanto para as indústrias como para o público em geral.

Data: Quinta-feira, dia 26 de setembro de 2002
Horário: 13h45
Local: Avenida Presidente Kennedy, 1.760 – Ribeirão Preto-SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente