Meio Ambiente: José Goldemberg dará ênfase às licenças ambientais e despoluição de rios

nd

ter, 22/01/2002 - 13h25 | Do Portal do Governo

São Paulo – O físico José Goldemberg assumiu a Secretaria do Meio Ambiente nesta terça-feira, dia 22, em substituição a Ricardo Tripoli. Segundo ele, os projetos da Secretaria estão orientados na direção correta.

‘Não antevejo mudanças radicais’, observou. Para o novo secretário o que poderá haver é uma mudança de ênfase. ‘Acho que há projetos muito interessantes, que deverão ser acelerados este ano’, antecipou. Entre eles, citou o projeto de licenciamento ambiental. ‘É uma das grandes tarefas do Governo do Estado, e muito importante para outras áreas do país, como por exemplo, o setor energético.’

Destacou também o projeto de limpeza do Rio Pinheiros, que está sendo realizado em parceria com a Petrobras. ‘Ele é importante para a população, porque, por um lado, permite a despoluição do rio e, por outro, o funcionamento da Usina Henry Borden.’

O novo secretário pretende estabelecer convênio de cooperação com a Universidade de São Paulo para capacitar organizações não-governamentais de meio ambiente, além de funcionários da Secretaria. ‘Embora bem intencionadas, essas pessoas nem sempre acompanham o desenvolvimento técnico do setor. A qualificação das ONGs é uma tendência mundial’, afirmou.

Goldemberg também destacou que este será um ano muito propício à discussão sobre o meio ambiente. Todo o País e, especialmente, o Estado de São Paulo, deve fazer um balanço de tudo o que foi feito nos últimos dez anos nessa área para apresentar na conferência internacional que acontecerá no Rio de Janeiro.

Mais informações estarão disponíveis na parte de notícias do site do Governo do Estado.

Leia também:

* Alckmin anuncia novos secretários do Trabalho e da Economia

* Reduzir número de seqüestros é uma das metas do novo secretário da Segurança Pública

* Fotos dos novos secretários estaduais durante a posse no Palácio dos Bandeirantes

* Mauro Arce defende ampliação de investimentos privados no setor energético

* Novo secretário de Governo e Gestão Estratégica dará continuidade ao ajuste fiscal