Meio Ambiente: Jardim Botânico de São Paulo completa 75 anos

Comemoração será neste domingo, dia 9, com vários eventos, todos com acesso gratuito

sex, 07/11/2003 - 9h20 | Do Portal do Governo

O Jardim Botânico de São Paulo completa 75 anos no dia 9 de novembro e, para comemorar seu aniversário, programou vários eventos que começam neste domingo e prosseguem durante todo o mês. Para dar início às comemorações, na própria data da fundação do parque, às 10 horas, será lançado o carimbo comemorativo dos Correios e descerrada a placa das estufas do Orquidário, que leva o nome do seu fundador – o naturalista Frederico Carlos Hoehne. Em seguida haverá a apresentação do coral “Canto do Jardim” e “Irakirana”.

Às 11 horas, será a vez do “Acorde para o Meio Ambiente”, concerto do maestro Diogo Pacheco e sua orquestra, que executarão peças de Purcell, Beethoven, Handel, Tchaikovsky, Mozart e Verdi. As apresentações musicais continuam à tarde, com a Mostra de Canto Coral a partir das 14 horas, que reunirá o Coral Cadevi, do Centro de Apoio ao Deficiente Visual; o Coral Irakirana, que reúne os membros da família Moisés Kuhlmann; e o Grupo Vocal Bel Canto, de Santos. Ao visitante que vai assistir à essa apresentação, solicita-se a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será repassado a entidades beneficentes.

Ainda nesse domingo será lançada a pedra fundamental da escultura “Jardim Botânico Marco Zero – o Tempo e o Espaço Ecológico Brasileiro”, do artista plástico Luiz Antônio Cesário, e serão inauguradas diversas exposições, que ficarão abertas à visitação pública durante todo o mês. São as seguintes mostras:

– “Frederico Carlos Hoehne – construindo a história do Jardim Botânico de São Paulo” e “Exposição Filatélica: Orquídeas”, com o acervo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. As duas mostras estarão abertas até 30 de novembro, de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 horas, na Área de Exposições do Jardim Botânico.

– A XVII Exposição de Bonsai do Jardim Botânico, organizada pela Jardim Botânico e pela empresa Bonsai Mizuno, será realizada apenas durante o próximo fim-de-semana (8 e 9 de novembro), das 9 às 17 horas, na estufa do parque.

– O mesmo local vai abrigar a 94ª Exposição Nacional de Orquídeas e a 18ª Mostra de Bromélias de São Paulo, programadas para o período de 21 a 23 de novembro de 2003 e realizadas pelo Círculo Paulista de Orquidófilos, em conjunto com o Jardim Botânico.

O Jardim Botânico fica na Avenida Miguel Estéfano, 3.031/3.687, na Água Funda, próximo ao Zoológico.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico foi inaugurado em 1928 em uma área de 360 mil m2, com o objetivo de preservar a vegetação nativa às margens do Ipiranga, ajudando a preservar as nascentes do rio que é um importante marco da história brasileira. No local, mais tarde, foi criado o Parque Estadual Fontes do Ipiranga, ocupando uma área total de 575 hectares, do qual o jardim faz parte.

Atualmente, o Jardim Botânico abriga o terceiro maior herbário do país e amostras significativas da flora brasileira, como a embuia, o xaxim e o pau-brasil. Entre as espécies raras cultivadas merecem destaque os dois exemplares de oliveiras e o pinheiro “bunia-bunia”, originário da Austrália, além das cepas de fungos que fazem parte da pesquisa para descontaminação do solo desenvolvida pelo Instituto de Botânica, instituição ao qual o Jardim Botânico está vinculado.

O jardim possui belos cenários naturais, onde se encontra o Orquidário, onde são cultivadas cerca de 700 diferentes espécies desta epífita que encanta pela diversidade de cores, formatos e perfumes. Há também a estufa que reproduz o ambiente de Mata Atlântica e o Jardim de Lineu, com inspiração européia. No espaço encontram-se também o Lago dos Bugios e o das Ninféias, lembrando as paisagens retratadas pelo pintor Monet.

Recentemente foi inaugurado o “Jardim dos Sentidos”, com um espelho d’água formado por uma das nascentes do Riacho do Ipiranga e uma seleção especial de plantas aromáticas e floríferas escolhidas para compor o espaço adaptado para pessoas portadoras de deficiências visuais e físicas.

O Jardim Botânico faz parte do Instituto de Botânica, instituição de pesquisas científicas na área de botânica, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Por Eli Serenza, da Asssessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

(LRK)