Meio Ambiente: Jardim Botânico de São Paulo comemora 75 anos com música e exposições

Espaço reproduz ambiente da Mata Atlântica

qua, 05/11/2003 - 14h19 | Do Portal do Governo

O Jardim Botânico de São Paulo completa 75 anos neste domingo, dia 9. Para comemorar o aniversário foram programados vários eventos que prosseguem durante todo o mês de novembro.

Para dar início às comemorações, na própria data da fundação do parque, às 10 horas, será lançado o carimbo comemorativo dos Correios e descerrada a placa das estufas do Orquidário, que leva o nome do seu fundador – o naturalista Frederico Carlos Hoehne. Em seguida haverá a apresentação do coral ‘Canto do Jardim’ e ‘Irakirana’.

Às 11 horas, será a vez do ‘Acorde para o Meio Ambiente’, concerto do maestro Diogo Pacheco e sua orquestra, que executarão peças de Purcell, Beethoven, Haendell, Tchaiskovsky, Mozart e Verdi. As apresentações musicais continuam à tarde, com a Mostra de Canto Coral a partir das 14 horas, que reunirá o Coral Cadevi, do Centro de Apoio ao Deficiente Visual; o Coral Irakirana, que reúne os membros da família Moisés Kuhlmann; e o Grupo Vocal Bel Canto, de Santos.

Ainda nesse domingo será lançada a pedra fundamental da escultura ‘Jardim Botânico Marco Zero – o Tempo e o Espaço Ecológico Brasileiro’, do artista plástico Luiz Antônio Cesário, e serão inauguradas diversas exposições, que ficarão abertas à visitação pública durante todo o mês. São as seguintes mostras:

– ‘Frederico Carlos Hoehne – construindo a história do Jardim Botânico de São Paulo’ e ‘Exposição  Filatélica: Orquídeas’, com o acervo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. As duas mostras estarão abertas até  30 de novembro, de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 horas, na Área de Exposições do Jardim Botânico.

– A XVII Exposição de Bonsai do Jardim Botânico, organizada pela Jardim Botânico e pela empresa Bonsai Mizuno, será realizada apenas durante este fim de semana, dias 8 e 9 de novembro, das 9 às 17 horas, na estufa do parque.

– O mesmo local vai abrigar a 94ª Exposição Nacional de Orquídeas e a 18ª Mostra de Bromélias de São Paulo, programadas para o período de 21 a 23 de novembro de 2003 e realizadas pelo Círculo Paulista de Orquidófilos, em conjunto com o Jardim Botânico.   

O Jardim Botânico fica à Avenida Miguel Estéfano, 3.031/3.687, na Água Funda, próximo ao Zoológico.

Jardim Botânico e sua história

O Jardim Botânico foi inaugurado em 1928 em uma área de 360 mil m2, com o objetivo de preservar a vegetação nativa às margens do Ipiranga, ajudando a preservar as nascentes do rio que é um importante marco da história brasileira. No local, mais tarde, foi criado o Parque Estadual Fontes do Ipiranga, ocupando uma área total de 575 hectares, do qual o jardim faz parte.

Atualmente, o Jardim Botânico abriga o terceiro maior herbário do país e amostras significativas da flora brasileira, como a embuia, o xaxim e o pau-brasil. Entre as espécies raras cultivadas merecem destaque os dois exemplares de oliveiras e o pinheiro ‘bunia-bunia’, originário da Austrália, além das cepas de fungos que fazem parte da pesquisa para descontaminação do solo desenvolvida pelo Instituto de Botânica, instituição ao qual o Jardim Botânico está vinculado.

O jardim possui belos cenários naturais, onde se encontra o Orquidário, onde são cultivadas cerca de 700 diferentes espécies desta epífita que encanta pela diversidade de cores, formatos e perfumes. Há também a estufa que reproduz o ambiente de Mata Atlântica e o Jardim de Lineu, com inspiração européia. No espaço encontram-se também o Lago dos Bugios e o das Ninféias, lembrando as paisagens retratadas pelo pintor Monet.

Recentemente foi inaugurado o ‘Jardim dos Sentidos’, com um espelho d’água formado por uma das nascentes do Riacho do Ipiranga e uma seleção especial de plantas aromáticas e floríferas escolhidas para compor o espaço adaptado para pessoas portadoras de deficiências visuais e físicas.

O Jardim Botânico faz parte do Instituto de Botânica, instituição de pesquisas científicas na área de botânica, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb/ L.S.