Meio Ambiente: IPT discute programa europeu de combate à poluição

Seminário será nesta terça-feira, dia 28

seg, 27/05/2002 - 14h21 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 28, às 8h30, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a União Européia (UE) promovem, com o apoio da Universidade de São Paulo (USP), o seminário internacional Políticas de Transporte e Qualidade do Ar em Áreas Urbanas. A idéia é discutir a viabilidade de aplicação nas grandes cidades brasileiras do Programa Napoli, da União Européia. Trata-se de um conjunto de ações que visam minimizar a poluição do ar gerada por veículos automotores. O encontro é preparatório para a ‘Conferência Global na Construção do Mundo Sustentável’, que será entre os dias 23 a 25 de outubro de 2002, em São Paulo, em seqüência à Eco-Rio+10.

Apresentado em dezembro de 1998, durante a Terceira Mostra Mediterrânea de Inovações Tecnológicas, ocorrida em Nápoles, Itália, o Programa propõe a aplicação de novas tecnologias para transporte, monitoramento e informações sobre o tráfego, e estudos permanentes de meteorologia e da química ambiental. Ele foi bem sucedido na Europa e está sendo implantado no Marrocos, Turquia e Egito.

O seminário será aberto pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, Ruy Altenfelder, e pelo superintendente do IPT, Ari Guilherme Plonski. O palestrante principal será o diretor do Programa Napoli, professor Aldo Di Lorenzo, que fará uma exposição do que se tem feito na Europa para controlar os poluentes de veículos automotores e as perspectivas para ações no Brasil.

Participarão dos debates órgãos oficiais e privados, Secretarias de Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia, dirigentes e técnicos da Petrobras (combustíveis), da CETESB (controle e fiscalização da qualidade do ar nos centros urbanos) e dos demais setores que operam nos segmentos envolvidos (indústria automobilística, transportes em geral, equipamentos, trânsito e outros).

As inscrições – R$ 250,00 para cada duas pessoas – vão até o dia do evento. O valor deve ser depositado no Banco Itaú, conta corrente 17055-8, agência 0189, Praça Roosevelt, São Paulo, em favor da ABEPPOLAR. O comprovante deve ser transmitido por fax (0XX11) 3721-5544 ou pelos e-mails abepolar@abepolar.org / abepolar@ajato.com.br. A inscrição estará assegurada após a transmissão do comprovante. Cada empresa pública, privada ou institucional poderá inscrever até duas pessoas. O encontro será no Auditório Adriano Marchini, Prédio 1 do IPT, Cidade Universitária, São Paulo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (0xx11) 3767-4076.