Meio Ambiente: Instituto Pinho Bravo é multado por poluição de água em Campos do Jordão

A contaminação obrigou a Sabesp a suspender a captação de água no local

sex, 21/05/2004 - 20h09 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), considerou gravíssima a infração cometida pelo Instituto Pinho Bravo, no último dia 12 de maio, que provocou a contaminação do lago da Vila Inglesa, em Campos do Jordão, utilizado como reservatório para o abastecimento de 30% do município.

Foram responsabilizados o vice-presidente da ONG, engenheiro Walter Vasconcelos e o proprietário da área onde ocorreu o acidente, Robert Baumgart. A multa para cada infrator foi calculada em 5001 UFESPs (R$ 62.462,49).

A contaminação obrigou a Sabesp a suspender a captação de água no local, causando inconvenientes ao bem estar público, além de provocar danos à flora e fauna. A empresa de saneamento também foi obrigada a fazer distribuição de emergência para abastecer escolas, hospitais, indústrias de alimentos e residências até restabelecer a distribuição da água, que apresentava gosto e odor de óleo.

Os técnicos da agência ambiental da Cetesb em Taubaté que atenderam a ocorrência consideram que a contaminação ocorreu por falta de preparo o cuidado dos funcionários da ONG, que também foram negligentes ao não informar o ocorrido para os órgãos competentes, impedindo que fossem adotadas providências antes que os resíduos atingissem o ponto de captação.

Eles derramaram óleo diesel no solo, quando retiravam o produto estocado na residência localizada na rua Otto Baumgart, 96, na Vila Inglesa e posteriormente provocaram seu escoamento pelas galerias de águas pluviais, ao lavar o local. O resíduo foi carreado para um corpo d’água que atravessa a propriedade e acabou atingindo o lago utilizado como reservatório.

Da assessoria de Imprensa da Cetesb
C.A.