Meio Ambiente: Instituto Florestal vai promover plantio de 1,2 milhão de árvores nobres

Iniciativa faz parte do Programa Estadual de Incentivo à Produção de Madeira de Lei

sex, 24/05/2002 - 11h57 | Do Portal do Governo

Instituto Florestal promove plantio de 1,2 milhão de mudas de espécies nobres até o final do ano

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por intermédio do Instituto Florestal, deverá publicar brevemente um edital para o plantio de aproximadamente 180 mil mudas de árvores de madeira de lei, que serão cultivadas em 212 hectares distribuídos em cinco estações experimentais localizadas em Assis, Pederneiras, Itapetininga, Luís Antônio e Mogi-Guaçu, e no Horto Florestal de Palmital, pertencentes à instituição.

O plantio faz parte do Programa Estadual de Incentivo à Produção de Madeira de Lei, lançado em setembro do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin para fomentar a formação de bosques-padrão de madeiras nobres. Até o final do ano, o programa pretende plantar 1,2 milhão de mudas de pau-marfim, cabreúva, peroba, pinheiro do paraná, aroeira, ipê-roxo, amendoin e canela, sobretudo em áreas pertencentes
ao Estado.

Concebido por um grupo de pesquisadores do Instituto Florestal, o programa pretende criar a médio prazo mecanismos de comercialização antecipada de madeiras nobres, incentivando empresas dos setores de papel e celulose, móveis e aglomerados, ou mesmo proprietários rurais que precisam recompor os 20% de reserva florestal em suas propriedades, como exige a lei, a investirem na produção de madeiras de lei.

Os mecanismos em estudo prevêem a criação de certificado para ser comercializado, na forma de ‘commoditties’, na Bolsa de Mercadorias e de Futuro – BM&F. Estuda-se ainda um certificado de seqüestro de carbono (CO2) que futuramente pode também ser objeto de comercialização, dependendo de acordos internacionais para combate ao efeito estufa.

Investimentos

O programa está sendo implementado por oito secretarias estaduais, envolvendo vários órgãos públicos e empresas da iniciativa privada. O Governo do Estado investiu R$ 500 mil em 2001 e destinou mais R$ 1,6 milhão para este ano, para promover o plantio em 1,1 mil hectares de área pública. Outros 350 hectares estão sendo cultivados pela iniciativa privada para a formação dos bosques com madeiras nobres.

Atualmente, estão sendo plantadas 240 mil mudas de árvores em áreas públicas em Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal e no Pontal do Paranapanema. No final da semana passada, foi feito o anúncio do edital para plantio de mais 435 mil mudas de madeira de lei, em 16 municípios, ocupando 521 hectares pertencentes a estações experimentais da Secretaria da Agricultura e escolas técnicas vinculadas ao Centro Paula Souza.

A técnica de plantio adotada estabelece que cada hectare deve conter 834 árvores, sendo 695 das espécies escolhidas de madeiras nobres, intercaladas por 139 de árvores frutíferas. A meta estabelecida pelo Governo do Estado, de 1,2 milhão de árvores plantadas, deverá ser cumprida até o final do ano.

Da Secretaria do Meio Ambiente