Meio Ambiente: Instituto Florestal vai ampliar produção de mudas

Revitalização de viveiros será implementada com recursos da iniciativa privada

qua, 14/08/2002 - 12h14 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) aprovou nesta terça-feira, dia 13, alteração na exigência feita durante aprovação do EIA-RIMA – Estudo e Relatório de Impacto Ambiental – do projeto de construção da segunda pista da Rodovia dos Imigrantes. A exigência estabelecia, como medida compensatória, a implantação de um viveiro de mudas no Núcleo Pilões, do Parque Estadual da Serra do Mar.

Por sugestão do Instituto Florestal, os recursos destinados à criação desse viveiro passarão a ser utilizados na revitalização de outros dez viveiros mantidos pela instituição em vários pontos do Estado. Esta medida propiciará a produção de aproximadamente 3,2 milhões de mudas destinadas a programas de reflorestamento, em vez das 500 mil estimadas para o viveiro de Pilões.

Os viveiros selecionados são os das Estações Experimentais de Araraquara, Assis, Bauru, Itapetininga, Jaú, Mogi-Mirim e Santa Rita do Passa Quatro, Floresta de Bebedouro e dos Viveiros Florestais da Capital e de Taubaté. Essas unidades foram escolhidas por possuírem condições de aumentar rapidamente a produção e pela sua localização geográfica, facilitando a distribuição das mudas.

A revitalização dos viveiros, orçada em R$ 1,5 milhão, será implementada com recursos da Ecovias, empresa que detém a concessão para operar a Rodovia dos Imigrantes.