Meio Ambiente: Instituto Florestal mostra resultados de cooperação com o governo japonês

Agência JICA destinou US$ 10 milhões para o Instituto ao longo de 25 anos

qua, 18/05/2005 - 13h22 | Do Portal do Governo

Ao longo de 25 anos, a Japan International Cooperation Agency – JICA, órgão de cooperação técnica do governo japonês, destinou recursos da ordem de US$ 10 milhões ao Instituto Florestal possibilitando a instalação de laboratórios de hidrologia e de fitoquímica, postos meteorológicos automáticos e serraria, além da aquisição de computadores, equipamentos para colheita de madeira, veículos e tratores, entre outros.

Esta longa história de profícua parceria está relatada no livro “25 Anos de Cooperação JICA-Instituto Florestal”, que vai ser lançado nesta quinta-feira, dia 19 de maio, durante a Semana da Mata Atlântica, que vai reunir especialistas de vários Estados, em Campos do Jordão.

O livro é uma compilação de artigos dos próprios pesquisadores do Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA, envolvidos nos vários projetos implementados com o apoio da JICA. Os pesquisadores Guenji Yamazoe e Eliane Akiko Honda organizaram os trabalhos de Valdir de Cicco e Francisco Soriano Arcova, sobre Manejo de Bacias Hidrográficas; Luis Alberto Bucci, Mecanização e Exploração Florestal; Ricardo Gaeta Montagna, Clovis Ribas e Massako Nakaoka, sobre Utilização de Madeira de Pequeno Diâmetro; Alceu Jonas Faria, sobre Meteorologia Florestal; Eliane Akiko Honda, sobre Mecanismo e Controle de Erosão; Hideyo Aoki, sobre SensoriamentoRemoto; e Maria Angélica Zandarin, sobre Processamento de Dados.

A publicação faz um relato, ainda, dos episódios mais relevantes e fatos pitorescos que marcaram a convivência de técnicos brasileiros e japoneses, como o treinamento de 64 técnicos do Instituto Florestal no Japão, com permanência que variou de dois a seis meses e a vinda de mais de 100 especialistas japoneses, por períodos igualmente variados, para atuar nas áreas de trabalho previstas no acordo de cooperação.

Com o apoio dos japones, segundo livro, foi possível a instalação do Laboratório de Hidrologia Florestal, em Cunha, que efetua o monitoramento do balanço do volume de água da Serra do Mar, durante 23 anos ininterruptos, sendo utilizado de forma intensiva para fins didáticos, pesquisa e treinamento pelas universidades, instituições de pesquisa e de extensão. Por meio de convênio com a JICA, foi instalada também o Laboratório de Fitoquímica, em São Paulo, onde são desenvolvidas pesquisas sobre extratos vegetais, extrato pirolenhoso e outros.

Na área de produção, foi possível a instalação de uma linha completa de serraria, em Manduri, que viabilizou a projeto de casa de madeira utilizando material de pequeno diâmetro, e o desenvolvimento de diversos sistemas de colheita de madeira em terrenos acidentados, em Campos do Jordão.

Entre outros projetos, a cooperação com a JICA possbilitou a instalação de equipamentos para a realização de estudos de medição da erosão em Assis e Paraguaçu Paulista e a pesquisa para avaliar a eficiência das matas ciliares no controle do processo de assoreamento dos corpos d’água.

Esses conhecimentos são repassados a diversos Estados brasileiros e a países da América do Sul e da África de língua portuguesa, com a realização de cursos de treinamento, tornando-se disponível também com a publicação dos resultados da pesquisa em 230 trabalhos, incluindo teses de doutorado e dissertação de mestrado.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Assessoria de Imprensa

(LRK)