Meio Ambiente: Instituto Florestal elabora mapas dos 645 municípios de São Paulo

Projeto que deve estar pronto até setembro será importante para o planejamento ambiental das cidades

qua, 02/07/2003 - 10h38 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial



O Instituto Florestal, órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, está elaborando um inventário com mapas florestais de cada um dos 645 municípios do Estado de São Paulo. O projeto faz parte de uma seqüência de trabalhos executados para levantamento e quantificação da vegetação natural e do reflorestamento, com análise digital de imagens e fotos e a estruturação de uma base de dados georreferenciada.

O inventário pretende criar instrumentos para o planejamento ambiental de cada município, auxiliando o monitoramento, pesquisas biológicas, ecológicas e diversidade genética de fauna e flora.

Cada mapa florestal deverá conter: mapeamento e quantificação das diferentes floras típicas de cada região (mata, capoeira, cerrado, cerradão, campo cerrado e vegetação de várzea) e identificação de regiões de reflorestamento; infra-estrutura viária com rodovias, ferrovias, caminhos e estradas; hidrografia do município; topografia; identificação de áreas de uso especial (parques, estações ecológicas e reservas estaduais e ocupações e usos do solo).

Ferramentas úteis

A realização do mapeamento, identificando as áreas críticas quanto à preservação e as áreas naturais significativas, permitirá o estabelecimento de políticas públicas e ações para recomposição de áreas destruídas de acordo com a situação da vegetação natural remanescente de cada município.

Os mapas são ferramentas para cálculo dos espaços territoriais municipais com a finalidade de avaliação de participação no ICMS e outros impostos. Na rede escolar, podem ajudar na educação e conscientização ambiental dos alunos.
Também será possível o planejamento de outros usos e ocupação do solo e o reconhecimento de áreas para coletas de sementes necessárias ao processo de recomposição de áreas degradadas.

O Instituto Florestal pretende concluir os mapas até setembro. Os dados estarão disponíveis em arquivo digital, cópias em papel e na Internet para acesso público.

(LRK)