Meio Ambiente: Instituto de Botânica faz mapeamento de ocorrências de pau-brasil em SP

A pesquisa se estende até o dia 22 de novembro

qua, 06/11/2002 - 15h59 | Do Portal do Governo

O pau-brasil, chamado pelos índios de ‘ibirapitanga’, que significa madeira vermelha, é uma espécie de Mata Atlântica que ocorre naturalmente do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte.

No Estado de São Paulo, porém, onde a espécie, cujo nome científico é Caesalpinia echinata, não é autóctone, há vários plantios de pau-brasil desenvolvidos principalmente por institutos de pesquisas.

O Instituto de Botânica, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, iniciou no último dia 4, o mapeamento das ocorrências de pau-brasil no Estado. A pesquisa, a cargo do pesquisador Yuri Tavares Rocha, vai se estender até o dia 22, passando por Campinas, Paulínia, Piracicaba, Iperó, Botucatu, Bauru, Jaboticabal, Ribeirão Preto, Franca, Mogi-Guaçu, Ilhabela e Santos, consistindo na coleta de material botânico, registro fotográfico e de coordenadas geográficas, entrevista com administradores e pesquisadores e levantamento de dados bibliográficos e históricos.

Guardadas as devidas proporções, o pesquisador repete as expedições dos naturalistas do século XIX, só que munido de recursos modernos como o GPS, ou ‘Global Positionning System’, aparelho que fornece as coordenadas geográficas por meio de satélites, e no lugar de trilhas percorridas em lombos de burros, estradas asfaltadas.

Projeto Pau-brasil

Essa ‘expedição científica’ faz parte do Projeto Pau-brasil, como os pesquisadores do Instituto de Botânica nomeiam o projeto ‘Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil): da semente à madeira, um modelo para estudos de plantas arbóreas tropicais brasileiras’, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp.

O projeto, sediado no Instituto de Botânica, é coordenado por Rita de Cássia Leone Figueiredo Ribeiro, pesquisadora da Seção de Fisiologia e Bioquímica de Plantas, com a participação de Claudio José Barbedo, pesquisador da Seção de Sementes e Melhoramento Vegetal, e Yuri Tavares Rocha, pesquisador da Seção de Ecologia e doutorando do Departamento de Geografia, da Universidade de São Paulo.

Várias instituições, como a Universidade de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, entre outras, inclusive internacionais, participam do projeto iniciado em 2001, com término previsto para 2004, com abordagens como a distribuição geográfica e história de exploração; diversidade polínica e variabilidade genética; maturação, armazenamento e germinação de sementes; propagação e cultivo ‘in vitro’; manejo de bosque homogêneo; padrão anatômico do lenho; estrutura, propriedades físicas e mecânicas da madeira; suscetibilidade e resistência de plantas aos poluentes aéreos urbanos; e sanidade biológica de árvores adultas.

O pesquisador vai buscar evidência científica da ocorrência natural do pau-brasil no Estado de São Paulo e pesquisar os plantios realizados em vários campos universitários, parques, bosques e jardins botânicos. São plantios estimulados pela importância botânica, histórica e simbólica da espécie, visando a conservação da variabilidade genética da espécie e objetivando a ampliação do conhecimento científico sobre a mesma.

Além disso, o pau-brasil é uma árvore de grande efeito ornamental, com flores amarelas manchadas de vermelho e um perfume marcante e agradável. Atualmente a madeira, que era objeto de tráfico intenso no período colonial para a retirada de corante vermelho para tecidos, é usada no fabrico de arcos de instrumentos musicais de corda.