Meio Ambiente: Goldemberg é indicado para Conselho sobre Clima da ONU

nd

ter, 23/04/2002 - 18h23 | Do Portal do Governo

O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, participou da delegação brasileira à 19ª Sessão Plenária do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC), realizada em Genebra, na Suíça, entre os dias 17 e 20 de abril últimos, a pedido do Ministério das Relações Exteriores.

O pedido decorreu da possibilidade de Goldemberg ser eleito diretor do Conselho sobre Mudanças Climáticas da ONU, indicado pelos quase dois mil cientistas internacionais que participam do IPCC, caso não fosse possível manter nesse cargo o cientista americano Robert Watson. Ele vinha sofrendo pressões depois de haver subscrito documento atestando que as refinarias de petróleo norte-americanas não adotam medidas preventivas de refino capazes de evitar a poluição atmosférica.

A reunião, em Genebra, culminou com uma votação secreta que escolheu o indiano Rajendra Pachauri, ex-funcionário do setor de petróleo, para dirigir o Painel, órgão responsável pelas políticas públicas internacionais que devem ser adotadas para evitar o agravamento das mudanças climáticas em curso no planeta.