Meio Ambiente: Goldemberg apresenta resultados do projeto de recuperação de mata ciliar

Projeto é em parceria com a prefeitura

qua, 27/10/2004 - 15h36 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado apresenta nesta quarta-feira, dia 27, em Sumaré, o projeto “Pioneiros da Mata Ciliar”, projeto socioambiental que envolve jovens carentes e filhos de assentados da região na recuperação da vegetação na microbacia do Córrego Taquara Branca.

O evento, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, será realizado no Colégio José de Anchieta, na Rua Geraldo de Souza, 157.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a prefeitura local, da ONG Sociedade Humana Despertar (SHD), da empresa “3M do Brasil” e, ainda, do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, da Universidade de São Paulo.

O “Pioneiros da Mata Ciliar” é um desdobramento do projeto-piloto implantado no ano passado, na mesma microbacia, com recursos da Fundação Florestal, da Secretaria do Meio Ambiente, provenientes da compensação ambiental das obras de prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes. No evento serão apresentados os resultados alcançados na fase piloto e uma proposta de ampliação do projeto.

Entre os resultados ambientais e sociais obtidos pelo projeto, que teve início em 16 de fevereiro último e tem duração prevista de um ano, destaca-se a recuperação de 4,5 hectares, com o plantio de 4.600 mudas, observando-se a biodiversidade florística, com a seleção de 77 espécies de plantas frutíferas, como banana, amora e seriguela para atrair a fauna.

Foi realizada ainda uma experiência na área plantada, conduzida pelos jovens, para analisar diferentes tipos de adubação, com a utilização da fórmula NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), carvão e um biofertilizante chamado “bokashi”, numa das primeiras iniciativas de plantio orgânico em matas ciliares.

Nas aulas de capacitação, com cursos e aulas de campo ministrados por professores da ESALQ, o grupo aprendeu como coletar de sementes e produzir mudas nativas, visitou viveiros em Piracicaba e, atualmente, mantém uma pequena sementeira para germinação das sementes coletadas e cuida de um viveiro numa área denominada “Assentamento II”. Para enriquecer a sua formação, o grupo tem, ainda, um curso teórico e prático de jardinagem e paisagismo, ministrado por profissionais da Secretaria do Meio Ambiente, que já resultou no plantio de um canteiro na entrada do assentamento.

O grupo é composto por oito jovens e adolescentes, um coordenador de campo e duas estagiárias. Cada um dos participantes recebe uma bolsa-auxílio, que contribui para o aumento da renda familiar, inclusão social e melhoria na qualidade de vida, sem contar a elevação da auto-estima.

Foram os próprios jovens que reapelidaram de “Pioneiros da Mata Ciliar”, enfatizando o aspecto inovador da iniciativa. Isso realça o interesse pelo projeto, que abre uma nova perspectiva de vida dos participantes, conforme a declaração de um deles: “Além de ter a chance de mostrar o meu interesse, acabei mostrando minha capacidade de trabalho”.

Da Assessoria da Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S.