Meio Ambiente: Furnas Centrais Elétricas capacita professores contra desperdício de energia

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qui, 28/03/2002 - 18h21 | Do Portal do Governo

Com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, o Centro de Informação e Meio Ambiente de Furnas Centrais Elétricas reuniu nesta quarta-feira, 27, professores das redes estadual e municipal de ensino para apresentar o programa ‘Natureza da Paisagem’, cuja proposta é a discussão do tema “Desperdício de Energia Elétrica” em sala de aula.

Realizado no Auditório Augusto Ruschi, na sede da Secretaria, o encontro proporcionou subsídios aos professores para trabalhar o tema com criatividade, desenvolvendo temas como a importância da energia elétrica, a sua relação com o meio ambiente e outros.

O engenheiro Plínio Barbosa Pires, do setor de Energia e Meio Ambiente da SMA, que representou o secretário José Goldemberg no evento, disse que ‘utilizando inteligentemente a energia elétrica, de forma a combater o desperdício, estaremos contribuindo para a preservação dos recursos naturais e conseqüentemente o meio ambiente”. Na sua opinião, programas de Educação Ambiental, como o da Natureza da Paisagem, ajudam a formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade em relação ao futuro do país’.

O programa está sendo desenvolvido nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e São Paulo, tendo capacitado até 2001, um total 11.131 professores envolvendo um universo de 2.138.707 alunos. Em São Paulo, em 2000 e 2001, foram treinados 2.802 professores, atingindo 248.524 alunos de 1.527 escolas, proporcionando o resgate de energia, segundo Furnas, de 50,44 MW/h.

Por meio de uma história interativa elaborada para a pré-escola, abordando a questão da energia elétrica, os professores estimulam as crianças a identificar as situações em que ocorre o desperdício. São várias as maneiras: fazendo levantamento e controle do gasto de energia em suas casas; dramatizando a história contada; criando mensagens de alerta para serem colocados em pontos estratégicos como interruptores, tomadas e aparelhos elétricos; e construindo e afixando cartazes na escola e nas redondezas com o objetivo de informar sobre a necessidade de economizar energia.