Meio Ambiente: Fundação Florestal promove festa junina no Parque Estadual Intervales

Será no próximo sábado, dia 26, no município de Ribeirão Grande

qui, 24/06/2004 - 12h23 | Do Portal do Governo

A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, vai promover na noite do próximo sábado (26) uma festa junina ecológica na sede do Parque Estadual Intervales (PEI), no município de Ribeirão Grande, a 270 km a sudoeste da capital. O programa inclui pau-de-sebo, barracas que vendem pratos típicos, quadrilha com a participação da terceira idade e música regional apresentada por violeiros e sanfoneiros locais. Tudo isso em área vizinha a um dos maiores e mais bem conservados remanescentes de Mata Atlântica do país.

A fim de manter a tranqüilidade dos inúmeros espécimes da fauna silvestre que habitam essa floresta, será proibido soltar fogos de artifício. Em vez disso, os visitantes poderão comer o “rojão”, nome dado a uma iguaria local preparada com carne de porco moída no pilão e assada na brasa, que será vendida nas barraquinhas do arraial.

Segundo a coordenadora dos Programas de Uso Público e Interação Socioambiental de Intervales, Jeannette Geenen, a festa já ocorre há vários anos e vem se transformando em um evento tradicional, que é aguardado com ansiedade pelos freqüentadores do PEI.

Encapotados

Outra delícia da culinária da região que costuma ser devorada avidamente pelo público é o bolinho de frango coberto com farinha de milho, conhecido como “encapotado”.

A propósito, a administração da unidade aconselha os visitantes a comparecerem bem agasalhados, pois costuma esfriar bastante nas noites de junho. Chapéu, lenço e uma camisa xadrez com remendos também são indicados para entrar no clima.

Segundo o responsável pelo parque, geógrafo Maurício Marinho, a promoção de eventos como esse reforça o papel da unidade no resgate das tradições culturais da região, além de propiciar uma maior aproximação com a população do entorno.

Não será cobrado ingresso para a festa, que deverá começar às 20 horas. Quem quiser dormir em uma das pousadas existentes na área, deverá fazer reserva pelos telefones (0xx15) 3542-1511 ou 3542-1245. Os preços do pernoite variam de R$ 20,00 a R$ 35,00 por pessoa.

Entre dois vales

Administrado pela Fundação Florestal, o Parque Intervales situa-se no sudoeste do Estado a 270 km da capital, abrangendo parcialmente os municípios de Eldorado, Sete Barras, Iporanga, Guapiara e Ribeirão Grande, onde fica a sede da unidade. Sua área de 41.704 hectares abriga parte do maior território contínuo de Mata Atlântica do país, apresentando flora rica e diversificada, com árvores que ultrapassam os 35 metros de altura.

Além de constituir um dos últimos refúgios para a sobrevivência de diversas espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção, essa floresta protege as cabeceiras do Rio Paranapanema e abriga centenas de nascentes que alimentam a bacia hidrográfica do Rio Ribeira. Por localizar-se entre os vales desses dois rios, o parque recebeu o nome de Intervales. As opções de lazer são as mais diversas, incluindo desde infra-estrutura para piqueniques e caminhadas curtas até trilhas mais difíceis que levam a cavernas e cachoeiras em meio à Mata Atlântica.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Florestal

(LRK)