Meio Ambiente: Fundação Florestal produz 200ª edição do ‘Dicas de Ecoturismo’

Revista eletrônica é enviada semanalmente aos cadastrados

seg, 14/06/2004 - 18h31 | Do Portal do Governo

O ecoturismo é a atividade econômica que apresenta as mais elevadas taxas de expansão, superiores até mesmo às do setor do turismo, que é o que mais cresce no mundo, por volta de 4 a 5% ao ano. Esta é a provável explicação para o êxito do boletim eletrônico “Dicas de Ecoturismo”, produzido pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que chegou à sua 200ª edição.

Produzido há seis anos, o boletim é enviado, semanalmente, para mais de 1,5 mil endereços eletrônicos, incluindo órgãos públicos, organizações não-governamentais, profissionais do setor, agências e operadoras de turismos, entre outros interessados.

O “Dicas de Ecoturismo” pode ser consultado no endereço www.fflorestal.sp.gov.br, da Fundação Florestal, ou www.ambiente.sp.gov.br/ecotur/ecotur.htm, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Os interessados em enviar notícias ou receber diretamente o boletim poderão se cadastrar pelo
e-mail ecoturismo@fflorestal.sp.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 11-6997.5066 / 6997.5006.

Informações técnicas

O boletim facilita o acesso a informações técnicas sobre ecoturismo, unidades de conservação, turismo no espaço rural e turismo sustentável, permitindo que os profissionais do setor aprofundem as discussões sobre esses temas. Além de abordar aspectos técnicos, o boletim divulga cursos, congressos, palestras, viagens, pacotes de operadoras de ecoturismo e projetos especiais.

O responsável pelo informativo e pelo Programa de Ecoturismo da Fundação Florestal, Paul Dale, dá a “dica” para manter o interesse de tantos leitores por tanto tempo: “O segredo é investir na difusão de iniciativas inovadoras e idéias provocativas que forneçam subsídios para o desenvolvimento do turismo sustentável”. Dale revela que, nessa busca constante por inovações, conta com o apoio de parceiros e colaboradores voluntários que enviam notícias de diversos pontos do país.

A equipe de produção é formada por três alunas do curso de Turismo que fazem estágio na Fundação Florestal: Fernanda Botta, Letícia Costa e Zaine Ali Fakih, que consideram a elaboração do “Dicas de Ecoturismo” uma experiência bastante enriquecedora, proporcionando contatos freqüentes com profissionais do setor, além de propiciar a oportunidade de atualização sobre o mercado de turismo.

Segundo o responsável pelo boletim, a equipe está buscando parceiros para o desenvolvimento de projetos de maior alcance, como a elaboração e divulgação de pesquisas temáticas essenciais e inéditas focadas em regiões específicas. A organização de cursos e a construção de um “site” de apoio ao boletim também fazem parte dos planos do Programa de Ecoturismo da Fundação Florestal.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Eduardo Pereira Lustosa/ L.S.