Meio Ambiente: Fundação Florestal lança livro e site sobre recomposição de matas nativas

Evento será nesta sexta-feira, dia 3

ter, 31/08/2004 - 12h27 | Do Portal do Governo

A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, lança às 9h30 desta sexta-feira, dia 3, o livro Recuperação Florestal: da Muda à Floresta e o site Rede de Sementes Florestais Rio-São Paulo, em evento no Auditório Augusto Ruschi, à avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros, São Paulo.

O secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, abre o evento que terá apresentação dos dois produtos e uma palestra proferida pela agrônoma Rosângele Balloni Gomes, da Delegacia Federal de Agricultura de São Paulo, sobre o novo Sistema Nacional de Sementes e Mudas.

Segundo a diretora-executiva da Fundação Florestal, Antonia Pereira de Avila Vio, o livro e o site têm o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos projetos de recomposição das matas nativas. Ela explica que para ter sucesso nessas iniciativas não basta produzir as mudas e levá-las ao campo. “Mais do que isso é necessário assegurar a sustentabilidade dos povoamentos que vêm sendo implantados, reproduzindo a diversidade e a complexa dinâmica das florestas tropicais, o que requer a adoção de técnicas apropriadas”, concluiu a diretora.

Da muda à floresta

O livro Recuperação Florestal: da Muda à Floresta proporciona uma visão geral de todas as fases desses empreendimentos, desde a escolha dos métodos de recuperação até os indicadores para avaliação do êxito do repovoamento, incluindo ainda uma planilha para calcular os custos estimados.

A editora responsável pela publicação e gerente de Desenvolvimento Florestal da Fundação, Claudette Marta Hahn, ressalta que o planejamento da recuperação e os tratos culturais realizados após o plantio são itens decisivos para que a recomposição vegetal seja bem-sucedida, tendo merecido atenção especial dos autores. Ela explica que o texto mescla informações extraídas de documentos acadêmicos a conhecimentos práticos resultantes da experiência acumulada pelos profissionais da Fundação Florestal na análise e acompanhamento de projetos.

Também participaram da elaboração do livro os analistas de recursos ambientais da Fundação Florestal Adriana Neves da Silva, Cleide de Oliveira, Elisa Maria Amaral e Paulo Valladares Soares, além do engenheiro agrônomo Marcelo Manara, da WMT Consultoria Ambiental. O projeto gráfico e a revisão ficaram a cargo do Centro de Editoração, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A impressão foi feita na Imprensa Oficial.

Rede de sementes

O site Rede de Sementes Florestais Rio-São Paulo vai abrigar páginas com dados sobre legislação, produtos e serviços relativos a mudas e sementes florestais, além de informações técnicas sobre 580 espécies nativas usadas em projetos de recuperação e que constam na lista da Resolução SMA 47/03.

Renato Farinazo Lorza, analista de recursos ambientais da Fundação Florestal, explica que no endereço www.sementesriosaopaulo.sp.gov.br os interessados poderão verificar as espécies indicadas para a região de implantação do projeto, além de conhecer suas utilidades e em quais formações vegetais ocorrem. Lorza acrescenta que essas consultas também poderão ser feitas com base nas épocas de floração ou de frutificação.

Financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, o site é resultado do projeto Rede de Sementes Florestais Rio-São Paulo, que tem a Fundação Florestal como proponente e reúne os seguintes parceiros: Instituto Florestal, Instituto de Botânica, Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Cati, Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz – USP – LERF, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, IBAMA-Lorena, IBAMA-Passa Quatro, CN-RPPN, IDACO, Ecoar, Florespi, Flora Cantareira, Flora Tietê, Instituto Oikos e Associação Serra Acima.

Mais informações pelo telefone 6997-5051
ou pelo e-mail recuperacao@fflorestal.sp.gov.br ou no
site da rede de sementes: www.sementesriosaopaulo.sp.gov.br

Programa do lançamento

9h30 – Recepção e inscrições
10 h – Abertura
10h30 – Apresentação do livro Recuperação Florestal: da Muda à Floresta – Engª Agrª Claudette Marta Hahn, Gerente de Desenvolvimento Florestal da Fundação Florestal.
10h45 – Apresentação do “site” da Rede de Sementes Florestais Rio-São Paulo – Engº Florestal Renato Farinazo Lorza, da Fundação Florestal.
11 h – Palestra “Sistema Nacional de Sementes e Mudas (Lei Federal 10.711/03)” – Engª Agrª Rosângele Balloni R. Gomes – Delegacia Federal de Agricultura de São Paulo.
11h45 – Debates
12 h – Encerramento

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Florestal/Eduardo Lustosa

(LS)