Meio Ambiente: Fundação Florestal ajuda a arborizar bairro da periferia de Botucatu

Projeto melhora bem-estar e aumenta o nível de consciência ambiental dos moradores

seg, 28/06/2004 - 13h34 | Do Portal do Governo

Com o apoio técnico da Fundação Florestal, moradores da periferia de Botucatu, região centro-oeste do Estado, estão implantando um projeto de arborização urbana. As 40 primeiras mudas de árvores foram plantadas no começo de junho, na Avenida Mário Rodrigues Torres, Vila Assunção, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O projeto começou a ser discutido no ano passado por iniciativa de um grupo de moradores da Vila Assunção. Eles se organizaram e buscaram a ajuda de diversas instituições, como a Fundação Florestal, a Prefeitura Municipal de Botucatu, a Sabesp e a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu, que se tornaram parceiras no projeto.

Segundo a engenheira da Unidade de Trabalho Regional da Fundação Florestal em Botucatu, Elisa Maria do Amaral, o principal objetivo da arborização é melhorar a qualidade ambiental do bairro e, conseqüentemente, o bem-estar dos moradores. “O projeto também busca divulgar os benefícios trazidos pelas árvores e aumentar o nível de consciência ambiental da população”, explicou Elisa.

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu está realizando um inventário da atual situação do bairro e uma pesquisa sobre o interesse da população em aderir à iniciativa. O plantio só ocorre onde há interesse do morador. Nesse caso, ele participa da escolha das espécies e auxilia nas operações de plantio e manutenção. A intenção dos parceiros envolvidos é levar essa experiência para outros bairros de Botucatu.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Florestal