Meio Ambiente: Funcionários da Cetesb participam de curso reconhecido internacionalmente

Gestão da Qualidade do Ar em Centros Urbanos tem apoio da OPS, OMS, EPA e Fundação José Pelúcio Ferreira

ter, 26/08/2003 - 18h27 | Do Portal do Governo

Mais de 60 profissionais, 55 dos quais da Companhia de Tecnologia
de Saneamento Ambiental (Cetesb), empresa ligada à secretaria do Meio Ambiente do Estado, participam do primeiro curso de treinamento a distância ‘Gestão da Qualidade do Ar em Centros Urbanos’, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a semana passada.

O curso tem apoio do Banco Mundial, da Organização Panamericana de Saúde (OPS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Environmental Protection Agency (EPA) e da Fundação José Pelúcio Ferreira.

Ele faz parte da iniciativa do Banco Mundial ‘Ar limpo nas cidades da América Latina’ e tem por objetivo fornecer os instrumentos de análise necessários para o reconhecimento e combate aos impactos locais e globais da contaminação do ar, transferindo aos participantes uma visão estratégica capaz de permitir o desenvolvimento de planos de ação para a gestão da qualidade do ar urbano.

Dividido em oito módulos e ministrado por meio de teleaulas, o curso se estenderá pelos meses de agosto e setembro, com uma aula por semana na sede da Cetesb, que dá apoio ao projeto no Estado de São Paulo.

Em seu conteúdo programático constam os seguintes módulos: 1) Introdução ao curso; 2) Fontes de Inventários de Emissões; 3) Monitoramento e Modelagem da Qualidade do Ar; 4) Avaliação dos Impactos da Contaminação do Ar; 5) Políticas e Estratégias de Controle da Contaminação do Ar; 6) Controle da Contaminação do Ar no Setor de Transporte Urbano; 7) Controle da Contaminação do Ar de Fontes Industriais e do Setor de Energia; e 8) Planos de Ação para a Redução e Prevenção da Contaminação do Ar. Estão programadas, ainda, três teleconferências com técnicos do Banco Mundial.

Além do Estado de São Paulo, o curso está sendo transmitido, simultaneamente, para outros 33 locais do território nacional, entre os quais, as capitais estaduais e o Distrito Federal.

Participam do treinamento, 17 representantes técnicos dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo que compõem o Comitê Metropolitano de Ar Limpo (COMAR): São Paulo, Osasco, Guarulhos, Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Como requisitos básicos para a conclusão do curso e recebimento do Certificado de Participação e Aproveitamento, emitido pelo Banco Mundial, o participante deve assistir a todas as teleaulas, desenvolver as atividades propostas em cada módulo e completar as suas avaliações finais, sempre através do site da UFRJ, responsável pelo curso no Brasil e que tem o professor Luiz Maia como seu coordenador geral.

Na CETESB, a coordenação técnica está sob a responsabilidade de Elizabeth Marques, do Setor de Capacitação Técnica para a Gestão Ambiental da Diretoria Administrativa e Financeira, em conjunto com a Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, por meio do sociólogo Volf Steinbaum, que há quatro anos trabalha para a concretização deste curso.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/ Rosely Martin/ L.S.