Meio Ambiente: Fotos mostram a beleza das bromélias do Jardim Botânico

Exposição vai até 8 de maio

qui, 08/04/2004 - 17h14 | Do Portal do Governo

Fotografias de bromélias da coleção do Jardim Botânico de São Paulo podem ser apreciadas no Espaço Burle Marx do Saraiva Mega Store, no Morumbi Shopping. São trabalhos de onze fotógrafos, reunidos na exposição ‘Imagens Poéticas das Bromélias do Jardim Botânico de São Paulo’, que permanecerá aberta ao público até o dia 8 de maio.

Esta é uma oportunidade para apreciar a grande família das bromeliáceas, originária do continente americano e ilhas do Caribe, existindo três mil espécies conhecidas, das quais 1.200 ocorrem em solo brasileiro.

As bromélias podem ser epífitas, que são plantas que se apoiam em outras com o fim de obter mais luz e mais aeração, sem contudo retirar nutrientes de sua hospedeira, como as espécies parasitas.

Neste caso, as raízes são meros meios de sustentação da planta, com pouca função nutricional. Podem, ainda, ser terrestres, com raízes bem desenvolvidas e com importante função, fixando-as no solo de onde extrai água e sais minerais.

Existe um terceiro tipo de bromélia chamada rupícola: são aquelas cujas raízes se prendem nas rochas, absorvendo água e sais dos sedimentos que se acumulam nas fendas e reentrâncias das pedras.

Só recentemente, essa espécie passou a merecer a atenção como planta ornamental, especialmente as que, pelo tamanho e formato, são bastante imponentes. Por serem muito resistentes, as bromélias fazem parte de uma lista de plantas ornamentais de fácil cultivo e, cada vez, mais atraem a atenção dos aficcionados em jardinagem e paisagismo.

Os autores das fotografias, que fizeram o registro dessas ‘emoções em forma de flor’, são: Almir Cândido, Bento Bueno, Cristina Akisino, Emiliano Martinelli, Fernando Breda, Jonny Gitti, Lucille Kanzawa, O. Barbosa do Valle, Paulo A. Jolkesky, Rodrigo W. Salles e Vitória Fernandes.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Cris Olivette