Meio Ambiente: Fechamento de estrada protege a Estação Ecológica de Ribeirão Preto

Medida será implantada nesta sexta-feira, dia 10

sex, 10/12/2004 - 12h13 | Do Portal do Governo

O fechamento da Estrada da Mata de Santa Tereza, em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, vai resultar na proteção mais adequada de um dos últimos remanescentes florestais em área de terra roxa na região. Esta é a expectativa dos técnicos do Instituto Florestal, para quem o tráfego de veículos no trecho de cerca de 1,5 quilômetro constituía fator de degradação ambiental da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, prejudicando a sobrevivência da fauna.

A medida conta com o apoio do Ministério Público e da Prefeitura de Ribeirão Preto, que somaram esforços com o Instituto Florestal que administra a estação ecológica, com 154,16 hectares localizados em um dos lados da estrada. Com o fechamento da via, a área passa a formar um contínuo com os cerca de 70 hectares da Fazenda Santa Tereza, atualmente um clube de golfe que foi transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, propiciando melhores condições para a sobrevivência da fauna.

A Estação Ecológica de Ribeirão Preto foi criada pelo Decreto Estadual nº 22.691, de 13 de setembro de 1984, para proteger a área com cobertura mesófila semi-decídua, possuindo espécies como jequitibás, perobas-rosa, jatobás, jacarandás-paulista, cedros, faveiros, monjoleiros e outras. A preocupação com a integridade da área aumentou com a duplicação da Perimetral Sul, construída pela concessionária Vianorte, que incrementaria o uso da estrada municipal.

A desativação da estrada tornou possível a formação de um contínuo florestal com aproximadamente 220 hectares, criando uma área para a preservação da vida silvestre. Além disso, a concessionária alocou recursos na forma de compensação ambiental para a construção de uma base administrativa, centro de visitantes, duas casas para os vigilantes e o cercamento da área.

A prefeitura organizou o sistema viário criando alternativas para o fluxo de veículos. Desta maneira, a população local ganhou uma área verde para visitação, realização de atividades de educação ambiental e espaço para contemplação da natureza. O Instituto Florestal já reservou recursos para a elaboração do plano de manejo da estação ecológica.

Fonte: Site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – www.ambiente.sp.gov.br

(LRK)