Meio Ambiente: Exposição ‘A Água na Palavra da Mulher’ pode ser vista no Parque dos Paturis, em Car

Amostra vai até dia 31 de julho

seg, 26/07/2004 - 14h20 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental (CPLEA), da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), está promovendo a exposição ‘A Água na Palavra da Mulher’, no Parque dos Paturis, Centro de Carapicuíba, próximo à Av. dos Autonomistas. O objetivo é desenvolver a consciência ambiental da população, abordando a questão dos recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo e incentivando a preservação do meio ambiente e o uso racional da água.

Trata-se de uma evento itinerante, que, no Parque dos Paturis, teve início no último dia 7 e prossegue até o dia 31 de julho, sempre das 9 às 17 horas. A exposição conta com 18 painéis, abordando o tema a partir da visão da mulher. Os cartazes contêm frases de conscientização e, entre outras coisas, lembram que embora a maior parte do planeta seja formado por água, apenas 2,5% de todo este recurso é considerado água doce e que boa parte está em lugares de difícil acesso. Assim, alerta-se para a necessidade de sua preservação, pois nada menos que 18 milhões de pessoas necessitam de água tratada todos os dias.

Os visitantes da exposição também são informados de que, no primeiro semestre de 2003, foram retirados do leito do Rio Tietê cerca de 80 mil pneus e milhares de outros resíduos sólidos, líquidos, domésticos e industriais. O resultado é uma água poluída e que pode provocar muitas doenças, como leptospirose, febre tifóide, hepatite, amebíase e diarréia, entre outras.

Por fim, a amostra destaca a importância da água como um bem coletivo e que depende de todos, quanto aos cuidados que se deve ter com ela. O público que visitar o parque poderá, ainda, assistir apresentações de vídeos, sobre meio ambiente e educação ambiental.

A exposição no Parque dos Paturis contribuiu com o Programa Social de Operações do Rodoanel Mário Covas, patrocinado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos e pela Prefeitura de Carapicuíba, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e outras secretarias e órgãos do Estado, além de organizações não-governamentais atuantes na região.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Priscilla Martini/ L.S.