Meio Ambiente: Experência paulista em Produção Mais Limpa é mostrada em Montevidéu

Cetesb é um dos órgãos de referência das Nações Unidas para questões ambientais

ter, 06/12/2005 - 14h20 | Do Portal do Governo

O 2º Encontro sobre o Diálogo Público-Privado do Mercosul, realizado em Montevidéu, no Uruguai, nos últimos dias 29 e 30 de novembro, tratou de políticas e instrumentos para uma produção mais limpa e eficiente e contou com a participação do diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, engenheiro Lineu José Bassoi, que falou sobre a parceria da instituição com o setor privado.

A CETESB, além de ser um dos órgãos de referência das Nações Unidas para questões ambientais, foi a responsável pela elaboração, a pedido do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, do documento “A Produção Mais Limpa e o Consumo Sustentável na América Latina e Caribe”, apresentado no México, em 2004.

Bassoi foi, ainda, o mediador da seção “Instrumentos de Fomento para a Produção Mais Limpa e Eficiente: Reconhecimentos e Prêmios”, que teve as apresentações de Giovana Guiotti, da Confederação Nacional da Indústria, do Brasil, Alicia Raffaele, da Intendência Municipal de Montevidéu, e Diana Bareiro, da Rede de Empresas para o Desenvolvimento Sustentável, do Paraguai.As palestrantes mostraram como são implementados os diversos instrumentos de incentivo, conferindo prêmios a empreendimentos que desenvolveram atividades com medidas de Produção Mais Limpa.

Participaram também desse encontro representantes do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, da ABIMOVEL, da CNI e do Banco do Brasil.

O encontro

Organizado com o apoio da GTZ, agente financeiro do governo alemão, o encontro foi aberto no dia 29 de novembro pelo embaixador da Alemanha no Uruguai, Volker Anding, que destacou a importância do evento, pois “a Produção Mais Limpa constitui um conceito ainda limitado a um restrito círculo de especialistas, sendo necessária sua disseminação junto ao público em geral, especialmente aos setores produtivos”.

Em seguida houve uma apresentação sobre as fase do projeto ‘CyMA – Competitividad y Medio Ambiente’ pelo seu coordenador Dr. Detlef Schreiber que destacou o seu objetivo principal que é a cooperação público privada para aumento da competitividade e melhoria do desempenho ambiental das empresas visando o desenvolvimento sustentável no MERCOSUL.

No primeiro dia, foram realizados tres painéis abordando os temas “Políticas para a Produção Mais Limpa / Produção Sustentável”, com a participação de especialistas do Uruguai e Argentina, e representantes da CEPAL e da União Européia. Em seguida discutiu-se o tema “Construindo a Cooperação Público-Privada”, em que, além do diretor da CETESB, contou com a participação de representantes do Mercosul e do Chile.

Finalizando o primeiro dia foi apresentado o painel “Exemplos Práticos para o Fomento da Produção Sustentável”, com representantes do Uruguai, Brasil e Alemanha.

No segundo dia, foram realizadas seções que trataram dos temas “Instrumentos de Fomento para a Produção Mais Limpa e Eficiente: Reconhecimentos e Prêmios”, com participação de especialistas do Brasil, Uruguai e Paraguai; e “Instrumentos de Fomento para Pequenas e Médias Empresas – Exemplos do Mercosul”, com palestras de representantes do Uruguai, Paraguai, Brasil e Argentina.

O exemplo de São Paulo

O engenheiro Lineu José Bassoi, em sua exposição, falou sobre a visão da CETESB sobre Produção Mais Limpa – P+L e as iniciativas que a agência ambiental vem adotando para disseminar esse conceito junto ao setor empresarial. Segundo Bassoi, a CETESB começou a trabalhar com P+L em 1992, a partir de um convênio com a agência ambiental do Estados Unidos, criando um setor específico em 1996, formando um grupo de profissionais que se dedicou exclusivamente a projetos dessa natureza.

Entre outras questões enfatizou a criação da Mesa-Redonda Paulista de Produção Mais Limpa, que envolveu o setor empresarial de forma mais efetiva, sensibilizando-o para a necessidade de otimizar os processos produtivos para racionalizar o consumo de matérias primas e insumos e reduzir a produção de resíduos. Para ilustrar a sua exposição, citou as iniciativas de sucesso de P+L no Estado de São Paulo, como as das empresas de bijuterias no Município de Limeira, com mais de 300 indústrias, cujo faturamento soma cerca de US$ 200 milhões por ano, gerando sete mil empregos diretos e 35 mil indiretos.

Outras iniciativas, segundo Bassoi, envolveram indústrias de diversos setores, promovendo a melhoria das instalações industriais, adequando as suas práticas operacionais para promover a redução do consumo de água, energia e outros insumos.

Além de tratar de questões como financiamento e legislação, Bassoi enfatizou que a CETESB, em parceria com o setor produtivo, produziu vários “Guias Ambientais de P+L”, enfocando as características de cada setor industrial como o de bijuterias, curtumes, cítricos, bebidas, indústria de cosméticos e indústria gráfica, todos disponíveis no site da CETESB.

Assessoria de Imprensa da Cetesb