Meio Ambiente: Exército inclui visita ao Setor de Emergência da Cetesb em curso para oficiais

Setor estuda e previne acidentes com substâncias químicas

seg, 03/11/2003 - 17h17 | Do Portal do Governo

O Setor de Operações de Emergência (EIPE), da CETESB, recebeu na última sexta-feira, dia 31, um grupo de oficiais do Exército para uma exposição sobre a estrutura e procedimentos da agência ambiental paulista no atendimento a acidentes com substâncias químicas.

O grupo de 30 oficiais está participando, no Rio de Janeiro, do Curso de Especialização em Defesa Química, Biológica e Nuclear – DQBN, desenvolvido pela Escola de Instrução Especializada do Exército.

Esse curso tem duração de 17 semanas e forma oficiais para enfrentar e combater ações praticadas por terroristas que utilizam armas químicas, biológicas e nucleares. Após a conclusão do curso, os oficiais tornam agentes multiplicadores em seus estados de origem.

Os oficiais foram recebidos por Edson Haddad, gerente do EIPE, que fez uma apresentação, com duração de 1,15 hora, sobre as ações da CETESB no atendimento a emergências, banco de dados de substâncias químicas, gráficos sobre atendimentos e outras informações. Em seguida, foram mostrados os equipamentos como os veículos e equipamentos de proteção individual, usados em situações de risco, e a sala do centro de controle, onde todos os atendimentos começam.

A visita foi incluída no programa do DQBN porque dois oficiais da Escola de Instrução Especializada participaram, no ano passado, do Curso Internacional de Prevenção, Preparo e Resposta para Desastres Químicos, oferecido anualmente pela CETESB, e ficaram impressionados com a estrutura existente no Setor de Operações de Emergência.

Além da CETESB, o grupo que está há uma semana em São Paulo, visitou empresas de equipamentos de segurança, de defesa aeroespacial, as instalações de Aramar e outras.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/ Cetesb/L.S.