Meio Ambiente: Evento em Ilha Comprida discutirá áreas degradadas no Estado

Seminário Regional será realizado nos dias 12 e 13 de abril

qua, 02/04/2003 - 13h07 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


O município de Ilha Comprida, no extremo sul do litoral paulista, irá sediar o Seminário Regional a respeito de Recuperação de Áreas Degradadas: Conservação e Manejo de Formações Florestais Litorâneas, nos dias 12 e 13. O evento é iniciativa do Instituto de Botânica (IBt), vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e prefeitura da cidade.

Os organizadores informam que entre as preocupações ambientais destacam-se a escassez de água, ocupação desordenada de áreas de preservação e degradação da cobertura vegetal. Por isso, é prioritário para a SMA o estabelecimento de estratégias que visem à conservação dos poucos fragmentos de vegetação nativa remanescente. Também é importante a recuperação das áreas que foram degradadas no passado.

O seminário pretende abranger questões que interessam a todos os municípios do Vale do Ribeira. Para tanto, quer contribuir para reduzir a carência de informações básicas que possam ampliar a discussão sobre o tema, bem como propiciar ações conservacionistas e de desenvolvimento da região.

Repovoamento vegetal

O evento terá mesas-redondas, com a missão de diminuir a distância entre o conhecimento e usuários de programas de conservação ambiental. Dará informações sobre tecnologia e pesquisa na área, capacitar técnicos e agentes multiplicadores, promover ações integradas e regionalizadas, propor alternativas de produção auto-sustentáveis e incentivar o repovoamento vegetal de qualidade dentro das características do Vale do Ribeira.

No primeiro dia, haverá os seguintes seminários: A situação atual da recuperação de áreas degradadas no Estado de São Paulo e a importância da Resolução SMA 21; Tecnologia e ecofisiologia de sementes de espécies nativas para fins de recuperação; Produção de mudas de espécies florestais de restinga em Ilha Comprida; Manguezal: Biologia, manejo e recuperação; Educação Ambiental para agentes multiplicadores de informação sobre recuperação; e Princípios da recuperação vegetal de áreas degradadas.

Haverá, também, duas mesas-redondas: pela manhã, Contribuições do projeto de políticas públicas e modelo de repovoamento vegetal para proteção dos sistemas hídricos, desenvolvido pelo IBt. À tarde, Experiências e alternativas auto-sustentáveis na região do Vale do Ribeira.

No dia 13, a programação prevê visitas a três locais: viveiro de mudas municipal, área de recuperação de restinga e área de recuperação interface de restinga e manguezal.

SERVIÇO
O evento será realizado no Espaço Cultural Plínio Marcos. Avenida São Paulo, s/no, Ilha Comprida – SP.
As inscrições podem ser feitas no site www.ibot.sp.gov.br, no e-mail seminárioregional@yahoo.com.br, pelo telefone (11) 5073-6300 ramal 219 ou pelo fax (11) 5073-3678.