Meio Ambiente: Estudantes americanos visitam a Cetesb

Militares são recebidos pelo secretário do Meio Ambiente e presidente da empresa

ter, 11/05/2004 - 15h54 | Do Portal do Governo

Um grupo de 14 militares, entre oficiais e sargentos, que freqüentam a Faculdade das Forças Armadas dos Estados Unidos, visitou a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela instituição.

‘Os estudantes já visitaram a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o SENAI e viajarão amanhã para a Ilha do Cardoso, no Litoral Sul do Estado’, disse West. O interesse dos visitantes é de conhecer empresas, instituições, organizações não-governamentais e associações que efetuam negócios na área de meio ambiente, devendo no final conhecer a Floresta Amazônica.

O grupo foi recebido pelo secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, pelo presidente da Cetesb, Rubens Lara, e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Lineu Bassoi, que falaram das questões ambientais no Brasil e, em especial, em São Paulo.

O secretário apresentou a Cetesb, constituída há 35 anos, para regularizar os problemas ambientais começando pelo ar e pelas águas, alcançando sucesso graças ao empenho dos funcionários. O presidente da Cetesb ressaltou o trabalho desenvolvido nos 652 municípios paulistas pelas Regionais e Agências Ambientais, com um corpo técnico altamente especializado.

Lara respondeu a várias perguntas sobre a atuação da Cetesb em relação ao controle industrial, analisando a relação entre a companhia, com poder de interditar atividades produtivas, e a empresa poluidora. Em seguida, o diretor Lineu Bassoi explicou como funciona o sistema de tratamento de esgotos na cidade de São Paulo. Falou também sobre o programa em conjunto com os Estados Unidos para armazenar material contaminado do Porto de Santos em valas, em alto mar.

O grupo de estudantes assistiram a um vídeo institucional da Cetesb e conversaram sobre várias assuntos com a gerente de Divisão de Qualidade do Solo, Águas Subterrâneas e Vegetação, Dorothy Carmen P. Casarini; gerente da Divisão de Tecnologia de Avaliação da Qualidade do Ar, Jesuíno Romano; gerente do Setor de Operações de Emergência, Edson Hadad; gerente do Departamento de Desenvolvimento, Tecnologia e Informações Ambientais, Zuleica M. L. Perez; gerente do Setor de Engenharia Automotiva e Certificação, Renato Link; gerente do Setor de Águas Interiores, Nelson Menegon; e o gerente do Setor de Águas e Esgotos Urbanos, Carlos Hirakawa.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb/Renata Egydio/ L.S.