Meio Ambiente: Estado nomeia 17 pesquisadores para o Instituto Geológico

Especialistas vão atuar em atividades voltadas à qualidade ambiental e da segurança

qua, 11/08/2004 - 15h47 | Do Portal do Governo

Os candidatos a 17 vagas de pesquisadores do Instituto Geológico (IG), aprovados no concurso realizado em janeiro de 2003 foram nomeados oficialmente através de publicação, nesta terça-feira, dia 10, no Diário Oficial do Estado.

O concurso, que teve como um dos seus principais objetivos alavancar a competitividade da economia paulista, por meio de investimentos em inovação e formação de capital intelectual, direcionou as vagas para áreas específicas e com demandas urgentes dos setores aos quais o IG da suporte técnico-científico.

Entre estas atividades estão o gerenciamento de riscos geológicos e a prevenção de desastres naturais, licenciamento ambiental, planejamento e gestão ambiental de recursos minerais e de águas subterrâneas.

Os aprovados, que tiveram seus nomes homologados em maio de 2003, atuarão diretamente nas atividades voltadas para a qualidade ambiental e da segurança da população. Um exemplo dessas atividades refere-se ao desenvolvimento e operação de Planos Preventivos e de Contingência da Defesa Civil, voltado à prevenção de mortes devido a processos de deslizamentos em áreas de risco.

O concurso selecionou três técnicos especializados em riscos geológicos, três em hidrogeologia, três em mapeamento geológico, três em recursos minerais, dois em climatologia, um em uso e ocupação do solo, um em geoprocessamento e um em geomorfologia.

Os novos técnicos vão atuar também na elaboração de cartografia geotécnica e geoambiental, voltada ao planejamento territorial e ao zoneamento de risco; desenvolver estudos e pesquisas hidrogeológicas, envolvendo a contaminação de aqüífero, gestão e proteção dos recursos hídricos; realização de levantamento geológicos para cartografia e caracterização de recursos minerais e avaliação de potencialidade mineral; pesquisas voltadas para a caracterização climatológica; desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a dinâmica do uso e ocupação do solo, entre outras atribuições do IG.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Eli Serenza/L.S.