Meio Ambiente: Especialistas querem a comunidade na defesa da Represa de Itupararanga

Objetivo do seminário é envolver a população nas diversas etapas de discussão sobre a implantação da APA

sex, 03/10/2003 - 19h34 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA) promove na próxima terça-feira, dia 7, em Sorocaba, um seminário para discutir e divulgar a implementação da Área de Proteção Ambiental – APA de Itupararanga, que constitui o principal manancial de abastecimento de água da região.

O objetivo do seminário, organizado pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental (CPLEA), órgão da SMA, é envolver a população nas diversas etapas de discussão sobre a implantação da APA, como a formação do conselho gestor, que será o responsável pela elaboração do plano de manejo da área protegida e pela definição do zoneamento, das diretrizes e das normas para o uso e ocupação do solo.

A consolidação da APA é importância para proteger o Reservatório de Itupararanga, formado pela junção dos rios Sorocamirim e Sorocabuçu, abastecidos pelos lençóis freáticos da Serra de Paranapiacaba. O manancial abrange os municípios de Votorantim, Piedade, Ibiúna, Vargem Grande Paulista, Cotia, São Roque, Mairinque e Alumínio.

Suas águas abastecem os municípios de Sorocaba, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Votorantim, atendendo a uma população de 800 mil habitantes, que corresponde a cerca de 63% da população da bacia do Rio Sorocaba.

Por ser uma região relativamente pobre em mananciais subterrâneos, a preservação desse recurso hídrico superficial se torna ainda mais importante.

Além disso, a região vem experimentando problemas decorrentes de usos e formas de ocupação do solo inadequados, como loteamentos de recreio e uso agrícola intensivo. O cultivo de vegetais, como batata e tomate, que ocorre na região, é conhecido como grande consumidor de adubos químicos e pesticidas, cujos resíduos, carreados pelas águas pluviais, contribuem para
o comprometimento do reservatório.

O encontro será das 8h30 às 11 horas, no ‘campus’ da Universidade Estadual Paulista – UNESP, na Avenida 3 de Março, 511, Bairro Alto da Boa Vista.

Da Secretaria do Meio Ambiente
C.A.