Meio Ambiente: Escola de samba se inspira em unidade de conservação

Acadêmicos do Tucuruvi levam a Cantareira para a avenida

qua, 26/01/2005 - 16h42 | Do Portal do Governo

A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi promete brilhar no carnaval deste ano, tendo como madrinha da bateria a passista Valéria Valenssa, que tornou-se conhecida como “Globeleza” e desenvolvendo o enredo “Samba, sombra e água fresca – Cantareira, o pulmão verde de São Paulo”. Fundada em 1976, a escola do bairro do Tucuruvi, localizado na zona Norte da cidade junto à Serra da Cantareira, vai ser a sexta integrante do primeiro grupo a desfilar no Carnaval de 2005. Sua entrada na avenida está prevista para as 3h50 da madrugada do dia 8 de fevereiro, com cerca de 3.500 integrantes e 19 alas, com temas e alegorias inspirados nas questões históricas e ambientais da região onde foi criada.

A comissão de frente representa a “Cantareira – a Fênix verdejante, contra as forças do mal” e o desfile da Tucuruvi se inicia com as primeiras cinco alas abordando o extermínio das tribos indígenas que habitavam o local, fala da substituição das matas nativas pelo café e não se esquece dos tropeiros, que usavam a região como uma das rotas para atingir o planalto paulista. O primeiro carro alegórico a entrar na avenida tem como inspiração os jardins da Cantareira, seguido pelas alas que desenvolvem as alegorias e fantasias buscando retratar os pássaros e trilhas daquela unidade de conservação mantida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

As alas subsequentes mostram o Lago das Carpas, o Núcleo Engordador, os insetos e o trabalho dos biólogos, sem esquecer de Alberto Löfgren, criador do Horto Florestal, tema do segundo carro alegórico a entrar na avenida durante o desfile da Acadêmicos do Tucuruvi. As alas seguintes mostram o cinturão verde de São Paulo, os perigos da mata, o trabalho dos guardas florestais e são acompanhadas do terceiro carro da escola, cujo tema é o “Berço da Floresta”.

A escola de samba não deixou de lado os problemas da atualidade, entre eles o abastecimento de água para a Região Metropolitana de São Paulo, que tem na região um dos seus principais mananciais. Este é o tema do quarto e último carro alegórico da Acadêmicos do Tucuruvi e entre as alas que o acompanham uma usa como mote a frase “Olha o Nível”, tema de campanha do Governo Estadual para evitar o desperdício de água.

Acadêmicos do Tucuruvi

A escola que completa 30 anos em 2006, começou a desfilar em 1977, com um único carro alegórico, montado sobre uma kombi e já usando o meio ambiente como tema. Atualmente as cores oficiais são o vermelho, amarelo, azul e branco, que lembram os elementos da natureza, mas no início as cores defendidas eram apenas o preto e o amarelo.

No Grupo Especial desde 1999, a Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi está localizada na Avenida Mazzei, 722, onde tem sua quadra e realiza os ensaios para o carnaval. Os trabalhos são comandados pelo carnavalesco Marco Aurélio Ruffin, que saiu da Leandro de Itaquera para assumir a escola a partir de 2001. O último campeonato que conquistou foi em 1986, ainda no Grupo II. Antes disso, foi campeã pelo Grupo III em 1980 e pelo Grupo IV em 1978.

Embora o carnaval deste ano esteja sendo preparado com o mesmo empenho e entusiasmo dos outros anos, a escola está elaborando todos os carros alegóricos, fantasias e adquirindo os adereços necessários com recursos próprios, pois até recentemente ainda não havia recebido o repasse das verbas oficiais. Outra fonte de recursos é a venda de fantasias, que pode ser adquirida por qualquer interessado em participar do desfile, por R$ 150,00.

Por Eli Serenza, da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente