Meio Ambiente: Encontro discute desenvolvimento sustentável do Litoral Norte

O objetivo é elaborar um Plano de Ação e Gestão

ter, 05/11/2002 - 16h58 | Do Portal do Governo

Os quatro municípios do Litoral Norte do Estado de São Paulo apresentaram alguns avanços na área da saúde, como a redução dos níveis de mortalidade infantil tardia (entre os 29 dias e um ano), mas os indicadores apontam a redução do número de leitos hospitalares como um dos graves problemas a serem enfrentados. Em São Sebastião, há apenas 1,9 leito por mil habitantes, enquanto a Organização Mundial da Saúde considera necessário pelo menos 4 leitos por mil habitantes.

Segundo a médica Denise Maria Formaggia, da Secretaria da Saúde do Estado, essa situação se torna ainda mais preocupante quando se leva em consideração o aumento de casos de dengue apontando para a ocorrência de casos do tipo hemorrágico já no próximo verão.

Este foi um dos pontos levantados no primeiro dia do encontro organizado pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, em Caraguatatuba, visando reunir propostas para a elaboração do Plano de Ação e Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte, com a participação de representantes de órgãos estaduais e municipais e de entidades da sociedade civil.

O evento, que tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da organização não-governamental Ambiental Litoral Norte, prossegue com a reunião de grupos de trabalho nesta terça-feira, dia 05 e a elaboração de um documento final na quarta-feira, dia 06, com as propostas para o Plano de Desenvolvimento Sustentável da região.

Leia a matéria completa no site da Secretaria do Meio Ambiente.