Meio Ambiente: Efeitos da radiação eletromagnética da telefonia celular é tema de debate

Encontro será realizado nos dias 17 e 18 de novembro

sex, 14/11/2003 - 15h33 | Do Portal do Governo

A preocupação com os eventuais efeitos sobre a saúde provenientes das emissões de ondas magnéticas dos sistemas de telefonia celular motivou a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA) e o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema)a promover nos próximos dias 17 e 18 de novembro, das 8 às 17 horas, o ‘Seminário Saúde e Meio Ambiente e as Fontes de Radiação Eletromagnética’.

O encontro irá reunir diversos especialistas do assunto, entre eles, a professora Emico Okuno, do Instituto de Física da Universidade do Estado de São Paulo – USP; Arnaldo de Souza Filho, da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL; o professor Vitor Baranauskas, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; e a professora Maria Inês C. Cury Guimarães, do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP.

O sistema de telefonia celular é responsável pela emissão de ondas eletromagnéticas de 10 MHz a 300 GHz. Alguns pesquisadores estabelecem uma correlação entre a exposição a esse tipo de radiação e o surgimento de alguns tipos de doenças, em especial o câncer, enquanto outros, simplesmente, negam qualquer possibilidade de que isso ocorra, apontando uma grande falta de consenso sobre o assunto.

O evento será realizado no Auditório Augusto Ruschi, na sede da SMA, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo.

Da Secretaria do Meio Ambiente
C.A.