Meio Ambiente: Dia Interamericano de Qualidade do Ar será celebrado em 9 de agosto

nd

ter, 06/08/2002 - 19h05 | Do Portal do Governo

Cerca de 100 milhões de pessoas em cidades latino-americanas respiram um ar que não atende aos padrões de qualidade estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Outras 123 milhões, nos Estados Unidos e Canadá, sofrem com um ar que não alcança os níveis de qualidade estabelecidos pela legislação desses países.

Por esse motivo, a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental criou o Dia Interamericano de Qualidade do Ar a ser celebrado, todos os anos, a 9 de agosto, para conscientizar a população sobre a questão da contaminação atmosférica e seus efeitos sobre a saúde pública.

A data será lançada, oficialmente, em solenidades simultâneas em 32 países da América Latina e Caribe. Em São Paulo, o lançamento será feito pelo próprio presidente da AIDIS, Carl-Axel P. Soderberg, no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, às 9 horas, durante evento de apresentação do relatório ‘Agenda 21 em São Paulo’.

Na Região Metropolitana de São Paulo, as ações de controle exercidas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) promoveram o decréscimo das concentrações de poluentes a partir de 1997, mas ainda permanecem acima dos padrões legais. A principal fonte são os veículos que, no caso do monóxido de carbono, lançam uma carga 1.691,2 mil toneladas por ano, excedendo o padrão de qualidade, especialmente no inverno. Também no caso do ozônio, os padrões são freqüentemente ultrapassados.

O objetivo da AIDIS é de estimular o debate em torno desse tema, que envolve questões como as emissões veiculares e industriais, mudanças climáticas, camada de ozônio e outras, que têm sido tratadas em vários congressos da entidade.

Da Secretaria do Meio Ambiente