Meio Ambiente: Dia de Proteção da Camada de Ozônio é comemorado com seminário

Secretário José Goldemberg abre evento nesta terça-feira, dia 16

seg, 15/09/2003 - 17h41 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) realiza, nesta terça-feira, dia 16, o 8º Seminário do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio.

Nessa data, em 1987, o Protocolo de Montreal foi aberto para as assinaturas dos países que estivessem de acordo em estabelecer etapas para a redução e proibição da manufatura e uso de substâncias destruidoras da camada de ozônio. Desde então, passou-se a celebrar a data como o Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio.

O seminário será aberto, às 8h30, pelo secretário do Meio Ambiente do Estado, professor José Goldemberg, pelo presidente da CETESB, Rubens Lara, e pela secretária de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos do Ministério do Meio Ambiente, Marijane Lisboa. Em seguida, ocorrerá o lançamento do Carimbo Postal Comemorativo alusivo ao dia, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e a conferência de Suely Carvalho, diretora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sobre o tema ‘Sucessos e desafios na implementação do Protocolo de Montreal’.

O evento ocorrerá no Auditório Augusto Ruschi, à Avenida Frederico Hermann Júnior, 345, Alto dos Pinheiros, das 8 às 17 horas. As inscrições são gratuítas e as vagas limitadas. Mais informações pelos telefones (11) 3030-6377 ou 3030-6378.

Mesas-redondas

O seminário será dividido em quatro mesas-redondas, onde especialistas brasileiros apresentarão seus trabalhos e pesquisas. A primeira mesa-redonda abordará as ações nacionais e estaduais de proteção da Camada de Ozônio, com as palestras de Ruy de Góes Leite de Barros, do Ministério do Meio Ambiente, sobre ‘Política nacional para o cumprimento do Protocolo de Montreal sobre substâncias que destróem a Camada de Ozônio’, e de Josilene T.V. Ferrer, do Programa Estadual de Prevenção à Destruição da Camada de Ozônio (PROZONESP/Cetesb), sobre as ações do Governo do Estado de São Paulo.

O tema da segunda mesa-redonda será ‘Monitoramento da Camada de Ozônio e impactos possíveis na saúde humana’. Os palestrantes serão: Volker W.J.H. Kirchhoff, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, que falará sobre ‘Observações da Camada de Ozônio no Brasil e na Antártica’, Renato Santos Oliveira Filho, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo (EPM-UNIFESP), que falará sobre ‘Radiação ultravioleta e câncer de pele’, e Paulo Hilário Nascimento Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que falará sobre ‘Os impactos da destruição da Camada de Ozônio na saúde humana’.

Antes do início da terceira mesa-redonda será exibida por Maria de Lourdes Rocha Freire, da CETESB, a ‘Apresentação da página na internet: Prozonesp/CETESB, Grupo Ozônio’.

A terceira e a quarta mesas-redondas terão como tema a ‘Proteção da Camada de Ozônio: participação da indústria, parcerias e boas práticas’. A primeira exposição será de Paulo Vodianitskaia, da Multibrás Eletrodomésticos, sobre ‘O compromisso da indústria para a proteção da Camada de Ozônio’, seguindo-se as de Alexandre Fiss, da Frigelar, que falará sobre a logística de recolhimento e distribuição de gases refrigerantes e de Roberto Aguiar Paixoto, do Comitê de Opções Técnicas da Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, sobre ‘Proteção da Camada de Ozônio e mudanças climáticas: questões relativas aos HFCs’.

Na última mesa-redonda, teremos Evandro Soares, do Ministério do Meio Ambiente, falando sobre o ‘Plano nacional para a eliminação de CFCs’, e Wagner de Oliveira Lemes, do SENAI, com a palestra ‘Impactos ambientais x boas práticas para o refrigerista’.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/ Cetesb/L.S.