Meio Ambiente: Curso no Parque Estadual Alberto Loefgren ensina a criar abelhas Jataí

Iniciativa é da ONG 'ULAM', com sede no próprio parque

qua, 13/11/2002 - 16h13 | Do Portal do Governo

O zootecnista e entomólogo, Fernando Grossmann, vai ministrar um curso sobre criação de abelhas Jataí, no Parque Estadual Alberto Loefgren, antigo Horto Florestal.

Sempre aos sábados, o curso terá um total de dez aulas, incluindo práticas em campo. O programa vai dar noções gerais sobre biologia, reprodução, organização das colméias, manejo, captura e transporte de colônias, entre outros aspectos.

O curso é organizado pela União Latino-Americana das Mulheres – ULAM, uma ONG com sede no próprio parque. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

Maiores informações na sede da entidade, na Rua do Horto, 931, Casa 12, ou pelos telefones: 6233-2206 ou 6203-1424.

Abelhas indígenas

Grossmann, que já trabalhou na Estação Experimental de Apicultura do Instituto de Zootecnia e no Museu de Zoologia, estima que existem mais de 300 espécies de abelhas indígenas nativas do Brasil, entre as quais a Jataí.

Esta espécie se adapta muito bem às condições urbanas. É extremamente dócil, com ferrão atrofiado, prestando-se muito bem para criação para fins ornamentais e como passatempo.

Embora a produção seja pequena, o mel da abelha Jataí é de excelente qualidade, possuindo propriedades medicinais. Além de polinizador, a abelha é um indicador biológico das condições ambientais.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

G.L.