Meio Ambiente: Curso ensina a captar recursos para projetos ambientais

Encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 24, em São Carlos

qua, 23/11/2005 - 10h59 | Do Portal do Governo

Curso vai mostrar como definir projetos e fontes de recursos para projetos ambientais

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA vai realizar nesta quarta-feira, dia 24, das 8h30 às 17 horas, o curso “Captação de recursos para Projetos Socioambientais”, no SENAC – Unidade São Carlos, situado na Rua Episcopal, 700, no Município de São Carlos.

O curso, que consistirá de palestras de especialistas em administração de recursos, é dirigido a representantes de organizações não-governamentais, técnicos de prefeituras, educadores e estudantes.

As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no local e no horário do curso. Mais informações pelo telefone 11 – 3030-6883 e pelo e-mail proaong@ambiente.sp.gov.br.

A atividade, integra o Ciclo de Cursos de Educação Ambiental organizado pelo PROAONG – Programa de Apoio às ONGs do Departamento de Educação Ambiental, vinculado à Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA da SMA, com o apoio da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e do SENAC – São Paulo.

Programação

08h30 – Inscrições
09h00 – Abertura
09h10 – Sustentabilidade e Conceitos Fundamentais. Objetivos e Metas. Princípios de Captação de Recursos e Tipos de Recursos – Públicos e Privados
10h30 – Intervalo
10h45 – Planejamento. Ameaças e Oportunidades do Mercado do Terceiro Setor. Captação junto à Indivíduos, Empresas e Projetos de Geração de Renda. Argumentação e Justificativas. Dimensionamento de Recursos a captar. Monitoramento, follow up e agradecimentos.
12h00 – Debates
12h30 – Almoço
13H30 – Títulos/Qualificações. Títulos concedidos pelo poder público. Incentivos fiscais. Ética na captação.
15h00 – Intervalo
15h15 – Partindo para prática. Como estabelecer contatos e agendar visitas. Montando a peça de captação. O Que organização pode oferecer ao doador. Montando uma área de desenvolvimento institucional.
16h30 – Debates
17h00 – Encerramento

Palestrantes:
Michel Freller – Diretor da Consultoria Criando – Consultoria para o Terceiro Setor. Administrador Público. Atua há 20 anos nas áreas administrativa e financeira em empresas de diversos segmentos e organizações do Terceiro Setor, na qualidade de sócio, consultor ou voluntário.

Danilo Brandine Tiisel – Advogado graduado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), membro da comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP, especializado em Gestão para o Terceiro Setor, Direito Ambiental e Legislação para o Terceiro Setor. Atualmente é diretor da Criando – Consultoria para o Terceiro Setor.

Cris Couto
Da Secretaria do Meio Ambiente