Meio Ambiente: Curso de Combate a Incêndios Florestais prossegue nesta terça-feira, dia 29

O treinamento é oferecido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente

seg, 28/04/2003 - 16h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), por intermedio do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN, realiza até esta terça-feira, dia 29, o III Curso de Combate a Incêndios Florestais.

Trata-de de um exercício simulado de combate a fogo na mata que será realizado no Parque Estadual do Jaraguá, situado na Rua Antônio Cardoso Nogueira, s/nº, Bairro do Jaraguá.

O curso, que faz parte da Operação Mata-Fogo 2003, tem o objetivo de preparar pessoal para ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado, especialmente nos meses de junho a outubro, quando a falta de chuvas propicia o surgimento e a propagação do fogo.

Haverá aulas teóricas abordando questões como a propagação do fogo, tipos de vegetação, utilização de ferramentas e equipamentos de proteção individual. Nas aulas práticas, os alunos, com roupas adequadas para enfrentar o calor, aplicam técnicas de combate ao fogo como a abertura de aceiros preventivos, que são faixas de terra sem vegetação, e combate direto e indireto aos focos de incêndio. Os instrutores repassam também noções de primeiros socorros,
simulando acidentes em que as vítimas são imobilizadas e transportadas de forma segura.

Os membros das brigadas de incêndios ganham importância por se tornarem, também, agentes multiplicadores disseminando a consciência ambiental, ensinando a comunidade a não lançar pontas de cigarros acesas na beira das estradas, soltar balões ou queimar pastos nesta época do ano.

Segundo a coordenadora da Operação Mata-Fogo, Marília Vazquez Aún, o DEPRN vem, desde 1998, aumentando o número de cursos atingindo mais municípios no Estado. Os participantes são guardas-parques, bombeiros, técnicos ambientais e voluntários, que recebem certificado de conclusão ao final do curso.

Cris Couto da Secretaria do Meio Ambiente

C.A