Meio Ambiente: Criado centro para cuidar de animais silvestres

Unidade também vai combater tráfico de espécies e atuar na área de pesquisa

sex, 13/09/2002 - 12h05 | Do Portal do Governo

Começou a funcionar nesta quinta-feira, dia 12, em São Paulo, o Centro de Estudo e Manejo de Animais Silvestres (CEMAS). Implantado no Parque Estadual Alberto Loefgren, antigo Horto Florestal, na Zona Norte da Capital.

Construído pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (SMA),o CEMAS vai cuidar de animais silvestres nativos apreendidos em cativeiro ou vítimas de incêndios ou atropelamentos, visando a reabilitação e reintegração ao ‘habitat’ natural.

‘ O CEMAS constitui um passo importante no desenvolvimento do Programa de Sustentabilidade da Fauna Silvestre, especialmente em relação ao manejo de animais’, explicou o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg.

Para viabilizar o funcionamento, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Fundação Florestal e o Ibama, estabelecendo uma parceria para regularizar as atividades do centro e criar uma câmara técnica estadual para fauna silvestre, a exemplo do que já acontece em âmbito federal.

De acordo com a diretora-executiva da Fundação Florestal, Antônia Pereira de Ávila Vio, o CEMAS vai inicialmente combater o tráfico de espécies silvestres, fazendo uma fiscalização preventiva e, posteriormente, atuar como centro de pesquisa da fauna silvestre.

Dos 1.490,33 metros quadrados de área construída, 354 m² são de área hospitalar, 172 m² de quarentenário, 160 m² de internação médica e 206 m² do setor nutrição, havendo ainda um projeto que prevê, também, áreas de reabilitação e adaptação.

A instalação tem capacidade para atender a cerca de 4.600 animais por ano. O centro de treinamento, com 257 m², tem condições de oferecer treinamento para 50 pessoas, por meio de cursos, eventos e palestras.