Meio Ambiente: CPTM atua para minimizar problemas ambientais

Grupo Técnico de Gestão da empresa adota medidas para produtos perigosos

qui, 29/08/2002 - 13h41 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está trabalhando para minimizar problemas ambientais. Em pouco mais de dois meses da sua criação, o Grupo Técnico de Gestão Ambiental da empresa vem tomando medidas para a correta destinação de produtos perigosos, resíduos e segregação de efluentes (líquidos). Além disso, a CPTM tem realizado parcerias para coleta seletiva de lixo reciclável em estações, cursos e treinamentos para funcionários.

No caminho da reciclagem, a empresa está selecionando e classificando desde o começo do ano pneus, plásticos, vidros e metais, com apoio dos 1.003 trabalhadores que compõem as equipes da Frente de trabalho. A média de 1,2 mil toneladas/mês, coletada de janeiro até agosto, soma mais que o dobro de lixo recolhido no mesmo período do ano passado, quando a média mensal registrada foi de 450 toneladas.

Já chegamos a 7,6 mil toneladas de lixo recolhidos até agora, nos 270 quilômetros de linhas da CPTM. No primeiro semestre de 2002 foram 6,3 mil toneladas. Parte do material é doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mauá e a intenção é estender as doações para outras entidades.

Em parceria com a iniciativa privada, a empresa está colocando em prática o programa ‘Gente e Ambiente’, cujo propósito é realizar coleta seletiva nas estações. Começaou em Mauá, onde foram instalados no início de agosto, dois kits, com quatro recipientes cada, para a coleta de plástico, vidro, papel e metal.

As próximas estações a receberem kits para coleta seletiva de lixo reciclável são as de Capuava e Guapituba. A coleta do material depositado fica a cargo da empresa Lara, de Mauá. O valor arrecadado será totalmente repassado à escolas estaduais dos respectivos municípios.

Cerca de 40 empregados das estações Mauá, Capuava e Guapituba, da CPTM, já receberam treinamento sobre lixo reciclável. O objetivo é capacitá-los a responder às perguntas mais freqüentes dos usuários e conscientizá-los sobre a importância dessa atividade.

Uma nova parceria está em fase final de aprovação, junto ao Núcleo Regional de Gestão Ambiental Alto Tietê, para a coleta seletiva de lixo em outras estações das Linhas E (Brás-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana). As prefeituras municipais de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba ficarão encarregadas de instalar kits de coleta seletiva, em pelo menos uma estação de cada cidade.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM