Meio Ambiente: Correios lança carimbo em homenagem aos 75 anos do Jardim Botânico

Várias exposições estarão este mês no Jardim Botânico

ter, 11/11/2003 - 15h26 | Do Portal do Governo

O Jardim Botânico de São Paulo comemorou 75 anos de existência, no último dia 9, com uma grande festa que vai se estender por todo o mês de novembro. Um grande público estava presente, às 10 horas, quando o diretor do Instituto de Botânica, Luiz Mauro Barbosa, ao lado da secretária-adjunta do Meio Ambiente, Suani Coelho, abriu as festividades cujo primeiro evento foi o lançamento do carimbo comemorativo dos Correios, seguindo-se o descerramento da placa das estufas do Orquidário, que leva o nome do seu fundador, o naturalista Frederico Carlos Hoehne, e as apresentações dos corais “Canto do Jardim” e “Irakirana”.

Às 11 horas, aconteceu o evento “Acorde para o Meio Ambiente”, com o concerto do maestro Diogo Pacheco e sua orquestra, que executaram as seguintes peças: Trumpet Voluntary, de Purcell, Quinta Sinfonia (1º movimento), de Beethoven, Concerto para Trompete e Orquestra em Ré Maior, de Haendel, Serenata para Cordas (1º Movimento), de Tchaiskovsky, Sinfonia nº 40 (1º movimento), de Mozart, e Abertura da Ópera “La Forza Del Destino”, de Verdi.

O maestro Diogo Pacheco, que já regeu mais de mil concertos, muitos dos quais ao ar livre por todo o Brasil, conduziu uma orquestra com 32 instrumentos de corda, 24 de metal e 4 de percussão.

As apresentações musicais continuram à tarde, com a Mostra de Canto Coral a partir das 14 horas, com o Coral Cadevi, do Centro de Apoio ao Deficiente Visual; o Coral Irakirana, que reúne os membros da família Moisés Kuhlmann; e o Grupo Vocal Bel Canto, de Santos. No final da programação, ocorreu o lançamento da pedra fundamental da escultura “Jardim Botânico Marco Zero – o Tempo e o Espaço Ecológico Brasileiro”, do artista plástico Luiz Antônio Cesário.

Diversas exposições, inauguradas neste domingo, ficarão abertas à visitação pública durante todo o mês. São as seguintes mostras:
– “Frederico Carlos Hoehne – construindo a história do Jardim Botânico de São Paulo” e “Exposição Filatélica: Orquídeas”, com o acervo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. As duas mostras estarão abertas até 30 de novembro, de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 horas, na Área de Exposições do Jardim Botânico.

– A XVII Exposição de Bonsai do Jardim Botânico, organizada pela Jardim Botânico e pela empresa Bonsai Mizuno, será realizada apenas durante o próximo fim-de-semana (8 e 9 de novembro), das 9 às 17 horas, na estufa do parque.

– O mesmo local vai abrigar a 94ª Exposição Nacional de Orquídeas e a 18ª Mostra de Bromélias de São Paulo, programadas para o período de 21 a 23 de novembro de 2003 e realizadas pelo Círculo Paulista de Orquidófilos, em conjunto com o Jardim Botânico.
O Jardim Botânico fica na Avenida Miguel Estéfano, 3.031/3.687, na Água Funda, próximo ao Zoológico.

Da Assessoria de Imprensa do Meio Ambiente/L.S.