Meio Ambiente: Coordenadoria de Assistência Técnica Integral recupera áreas degradadas pela erosão

Projeto desenvolve técnicas e conscientiza o homem do campo do uso inadequado do solo

seg, 28/10/2002 - 18h54 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) definiu 29 áreas onde serão efetuados serviços de motomecanização. A medida é o processo final de recuperação de áreas rurais degradadas pela erosão do solo com o uso de tratores de esteira para terraplenagem. A atividade previne a formação de ravinas e voçorocas nas microbacias hidrográficas do Estado e está publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado, na página 16, Seção I, Poder Executivo.

As microbacias são regiões com aproximadamente 80 pequenas propriedades rurais. Possuem uma nascente aquática comum e são delimitadas por fatores naturais, como montanhas e encostas, entre outras. A ação inconsciente do homem sobre os acidentes geográficos impede o escoamento correto da água das chuvas e traz problemas como enchentes, erosão, degradação do solo e desvalorização dos terrenos. Os recursos coletivos como estradas vicinais, redes de água, esgoto e eletricidade também são prejudicados.

Conscientização

O terraceamento é a técnica mais popular de reconstituição de áreas degradadas. Consiste na construção de barreiras naturais e artificiais no ponto mais alto das propriedades contra o escorrimento das águas. São plantadas árvores, cujas raízes conferem compactação ao solo e atenuam os efeitos da erosão. Depois são utilizados pedras e madeira para reforçar a terra, que é espalhada no subsolo para tapar os buracos. A motomecanização é o último passo. O processo de regeneração é gradativo e a Cati encarrega-se de fiscalizar a reconstituição do espaço para ser de novo agricultável.

A proposta da Cati é realizar um trabalho social e ambiental nas microbacias. São ministradas aulas em escolas rurais, fruto de associação da Coordenadoria com a Secretaria da Educação. O objetivo é conscientizar os filhos dos agricultores para o risco dos agrotóxicos e degradação dos recursos naturais. Pretende-se também fixar o agricultor em sua propriedade, inibir o êxodo rural, produzir bens agrícolas com tecnologia e qualidade, fortalecer associações de produtores para venda direta ao consumidor, brecar às agressões ao meio ambiente e gerar renda aos produtores. A Coordenadoria é ligada à Secretaria da Agricultura e atende a 455 microbacias em muncípios paulistas. Este programa é financiado pelo Banco Mundial e, até 2005, pretende atender a 1.500 microbacias compostas por 90 mil propriedades rurais.