Meio Ambiente: Convênio com a Febem oferece cursos profissionalizantes a menores

O principal objetivo do projeto é a inclusão social dos menores

seg, 29/09/2003 - 18h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA, por intermédio das instituições que a integram, vai iniciar um trabalho com os menores da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor – FEBEM, articulando ações de caráter ambiental com a inclusão social. Esta iniciativa foi definida no dia 24, em uma reunião do secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, com o presidente da FEBEM, Paulo Sergio de Oliveira e Costa, com a presença também da diretora do Instituto Florestal, Maria Cecília Wey de Brito, Helena Carrascosa, coordenadora técnica do Projeto Pomar, Enrique Svirsky, coordenador do Programa Estadual de Apoio às ONGs – PROAONG e um representante do Instituto de Botânica.

O principal objetivo do projeto é a inclusão social dos menores infratores por meio de treinamentos profissionalizantes ligados ao meio ambiente, como a reciclagem de resíduos, capacitando os adolescentes para que possam desenvolver atividades que gerem renda quando deixarem a FEBEM.

A primeira fase do projeto será o cadastramento de entidades que tenham cursos para oferecer aos menores, em áreas como a de reciclagem de resíduos, oficinas de produção de papel, produção de vassouras com garrafas PET e outras. Este trabalho será desenvolvido junto as 420 entidades não-governamentais de 150 municípios, cadastradas no PROAONG. O projeto-piloto prevê a realização de cursos em uma unidade da FEBEM e, de acordo com os resultados alcançados, estender a iniciativa para outras unidades.

Paralelamente a esse levantamento, será desenvolvido também um trabalho de conscientização com os funcionários e internos da FEBEM, enfatizando questões como o lixo gerado nas unidades. Uma entidade irá ensinar como reciclar o material e utilizá-lo dentro da própria instituição.

Priscilla Martini
Da Secretaria do Meio Ambiente