Meio Ambiente: Consórcio de municípios estimula turismo no Parque Carlos Botelho

Municípios estão sinalizando parques com recursos estaduais

qua, 13/07/2005 - 8h45 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual Carlos Botelho, administrado pelo Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA, com sede em São Miguel Arcanjo, está sendo beneficiado com a criação do Consórcio Circuito Aventura e Lazer, que reúne os órgãos de turismo de sete municípios da região. A criação de consórcios para incentivar o turismo regional é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo e faz parte do Programa de Regionalização do Turismo Nacional.

Estimuladas pelo consórcio que incentiva e orienta uma atuação profissional nesse ramo de atividade, muitas empresas de turismo e aventura estão sendo criadas. Essas pequenas empresas fazem parceria com os parques e promovem passeios dentro das áreas preservadas.

Para conhecer as trilhas do Parque Estadual Carlos Botelho, os interessados podem participar no próximo dia 24 de julho, da Caminhada Ecológica promovida pela Andakunfé. O passeio, com percurso total de 32 km, custa R$ 50,00 e inclui o ingresso no parque, café da manhã e almoço. A partida será às 6 horas no portal do parque. Os participantes percorrerão as trilhas da Serra da Macaca até o Núcleo Sete Barras, que faz parte dessa unidade de conservação, onde poderão nadar, descansar e almoçar. Se o tempo estiver favorável e o grupo concordar, é possível prolongar a caminhada até Iguape.

O pacote inclui, ainda, o fornecimento de frutas, água e carro de apoio, além de transporte para o retorno à sede. Informações e reservas podem ser feitas pelo telefone 15-9786.9988 e 3279.43.98 ou pelo e-mail turismosma@smanet.com.br .

Durante muitos anos, este percurso foi feito por romeiros no dia 6 de agosto, quando comemora-se o dia de Bom Jesus de Iguape. Essas romarias sempre foram organizadas por Eduardo dos Santos – ou Dudu Terra – que exerce, atualmente, mandato de vereador e é o proprietário da Andakunfé – Turismo e Aventura.

‘Assim como nós, o governo entende que o desenvolvimento do turismo tem de ser regional. A criação dos consórcios foi um impulso importante para a profissionalização da atividade. Todos os consórcios devem ter um conselho que avalia e aprova as opções de turismo e infra-estrutura disponíveis nos circuitos propostos pelos municípios. Essa é uma garantia que o público tem de que o percurso oferece as condições necessárias para ser visitado’, explicou Eduardo dos Santos, conhecido como Dudu Terra, um dos operadores de turismo da região.

Os parques estaduais Carlos Botelho, Intervales e Turístico do Alto Ribeira estão localizados nos sete municípios que integram o Consórcio Circuito Aventura e Lazer (São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Apiaí, Buri, Guapiara, Ribeirão Grande e Campina do Monte Alegre), constituindo um dos maiores contínuos de Mata Atlântica no país.

Com recursos da Secretaria Estadual de Turismo, os municípios estão produzindo placas, tótens e portais, com indicações e informações sobre as atrações turísticas. O consórcio também possui uma comissão de eventos, responsável pela atualização das equipes, que participam de cursos e eventos ligados ao tema.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Meio Ambiemte

C.C.