Meio Ambiente: CONSEMA discute efeitos da radiação dos telefones celulares sobre a saúde

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 13

ter, 12/11/2002 - 20h37 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA realiza na próxima quarta-feira (13/11), às 10 horas, reunião para discutir os efeitos das emissões dos aparelhos celulares e das torres de celulares sobre a saúde.

A expansão da telefonia móvel no País, e o conseqüente aumento da radiação eletromagnética no meio ambiente, vem motivando discussões acerca dos possíveis malefícios à saúde das pessoas.

A reunião do CONSEMA acontecerá no auditório da Secretaria do Meio Ambiente, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, no bairro de Alto dos Pinheiros.

Especialistas convidados

Como a questão ainda não foi devidamente esclarecida, o CONSEMA convidou o professor Vitor Baranauskas, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, e Everaldo Gomes Ferreira, gerente regional da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações para uma palestra sobre os riscos a que a população possa estar exposta.

Embora não exista ainda dados conclusivos, associa-se a radiação emitida pelos aparelhos celulares e as antenas de transmissão, como a causa de exaustão, choque térmico, estresse, queda do desempenho de tarefas, pressão cardíaca, alterações em funções neurais e neuromusculares e ocorrência de catarata.

Alguns estudos sugerem que essa radiação possa interferir nas ondas cerebrais, alterando a pressão sangüínea e comprometendo as respostas imunológicas (associadas a alterações cromossômicas e quebras de DNA), além de provocar enxaqueca, insônia e síndrome de fadiga com prejuízo da memória de curto prazo e epilepsia.

Consta, ainda, da pauta da 181ª Reunião Ordinária do CONSEMA, uma exposição da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental sobre os resultados da discussão em andamento, no âmbito da Câmara Ambiental do Setor Têxtil, sobre a poluição e a contaminação ambiental causada pelo uso de percloroetileno e tetracloroetileno no Estado de São Paulo.

Renato Alonso, Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

G.L