Meio Ambiente: Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental toma posse na quinta-feira

Cabreúva, Cajamar e Jundiaí são os municípios beneficiados

seg, 16/08/2004 - 21h35 | Do Portal do Governo

O Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental Cabreúva, Cajamar e Jundiaí toma posse nesta quinta-feira, dia 19, às 10h30, em cerimônia a ser realizada na Escola Técnica Estadual Benedito Storani, à Avenida Antônio Pincinato, 4.355, no Bairro da Casa Branca, em Jundiaí.

Estas três APAs contam com um conselho unificado, formado por representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente: de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento; da Agricultura e Abastecimento; do Sindicato Rural de Jundiaí; da Associação dos Engenheiros de Jundiaí; das organizações ambientalistas
Mata Nativa, Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada, Associação Japi e da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara e Caaguassu. Participam, ainda, os conselheiros indicados pelas prefeituras dos três municípios.

As três APAs foram criadas há vinte anos. A APA Cabreúva foi instituída pela Lei Estadual 4.023, de 22 de maio de 1984, mas regulamentada apenas em 3 de julho de 1998, por meio do Decreto Estadual 43.284, o mesmo que regulamentou a APA Jundiaí, também criada em junho de 1984. As duas áreas estão localizadas na Unidade de Gestão de Recursos Hídricos (UGRHI) do Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Já a APA Cajamar, criada em 4 de junho de 1984, ainda não foi regulamentada. Localizada no município de Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo, ela se encontra na UGRHI Alto Tietê.

A APA Cabreúva, com 26.100 hectares, abriga recursos hídricos e o maciço montanhoso que abrange as Serras do Japi, Guaxatuba, Guaxinduva e Cristais, possuindo o maior remanescente de Mata Atlântica no Interior do Estado.

A APA Jundiaí, com 43.200 hectares, também tem entre os atributos a serem protegidos o mesmo maciço montanhoso, além de recursos hídricos importantes, como as bacias do Ribeirão Piraí e do Jundiaí-Mirim. Da mesma forma, a APA Cajamar, com 13.400 hectares, tem como atributo natural a Serra do Japi e dos Cristais, que se estendem pela região norte e noroeste do município, abrigando mananciais de abastecimento público.

Da Assessoria de Imprensa do Meio Ambiente/L.S