Meio Ambiente: Condições de balneabilidade das praias melhoraram em 2002

Número de praias com condições adequadas para o banho aumentou de 43% para 70%

sex, 01/08/2003 - 11h24 | Do Portal do Governo

Os resultados das amostragens em 148 pontos, feitas uma vez por semana e intensificadas para três vezes nos meses de verão, em todo o Litoral paulista, revelam que as condições de balneabilidade das praias melhoraram em 2002. Esses dados estão contidos no Relatório de Balneabilidade das Praias Paulistas – 2002, apresentado nesta quinta-feira, dia 31, em Santos, pelo presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Rubens Lara.

Segundo Lara, a tendência de melhora na qualidade sanitária das praias paulistas vem se verificando nos últimos quatro anos, explicando-se, em parte, pelas obras de infra-estrutura de saneamento básico implantada na região costeira. O presidente da CETESB ressaltou que o número de praias com condições adequadas para o banho aumentou de 43%, em 2001, para 70%, em 2002. São as praias classificadas como Ótimas, Boas e Sistematicamente Boas.

O Programa de Balneabilidade das Praias é desenvolvido pela CETESB desde a década de 70, atendendo às especificações da Resolução CONAMA 274/00, que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário. Essa resolução, em vigor desde janeiro de 2001, foi elaborado por técnicos da CETESB, com a participação de vários órgãos de controle de outros Estados costeiros.

O presidente da CETESB lembrou, ainda, que os dados coletados são divulgados por meio de um boletim semanal, com a classificação das praias quanto às condições de balneabilidade, para orientar os banhistas. O boletim é divulgado pela imprensa e distribuído às prefeituras, órgãos da área de saúde e outros interessados. As informações podem ser obtidas ainda no site www.cetesb.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-113560. Nas praias, bandeiras verdes indicam as que estão próprias para banhos e vermelhas as impróprias.