Meio Ambiente: Começa em Sumaré a segunda fase de recuperação de mata ciliar

Projeto de 12 meses visa restaurar áreas marginais com plantio de 18 mil mudas

sex, 13/02/2004 - 19h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA)lança nesta segunda-feira, dia 16, em Sumaré, interior do Estado, a segunda fase da recuperação das matas ciliares na Microbacia do Córrego Taquara Branca. No local, encontra-se a Represa do Horto, que recebeu 30 mil mudas de espécies nativas regionais em junho de 2003. Na nova fase será feito o plantio de mais 18 mil mudas, de 80 espécies de diferentes grupos ecológicos.

O projeto proposto, de caráter sócio-ambiental, será implantado em parceria entre a SMA, a prefeitura de Sumaré, a empresa 3M, a organização não governamental Sociedade Humana Despertar (SHD) o Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF) da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

O projeto visa restaurar mais 10 hectares de áreas marginais à Represa do Horto e de córregos inseridos no Assentamento Sumaré I, dentro da microbacia. Deverá contribuir para a conscientização da população e divulgação da importância das matas ciliares para o equilíbrio ambiental, em especial para a conservação dos recursos hídricos; capacitar oito jovens e quatro adultos, especialmente jovens filhos de agricultores, nas próprias áreas onde residem, de modo a ampliar as alternativas futuras de trabalho e renda; desenvolver e testar modelos de sistemas agro-florestais com vegetação protetora dos cursos d´água e difundir as metodologias de recuperação de áreas degradadas.

O projeto terá duração de 12 meses. Os jovens participantes serão selecionados de acordo com a renda familiar, aptidão e afinidade com as atividades agrícolas, freqüência escolar e situação de risco pessoal e social. A capacitação dos participantes será realizada pela ESALQ/USP e cada jovem receberá uma bolsa auxílio no valor mensal de R$ 150,00.

As atividades previstas foram orçadas em R$60.000,00 que foram disponibilizados pela 3M e será administrado pela ONG SHD. A prefeitura disponibilizou a infratrutura no Horto Florestal para o viveiro de mudas e a sala para as atividades teóricas de capacitação, selecionará os jovens e definirá as atividades de capacitação de modo a assegurar a integração do projeto às demais iniciativas de caráter sócio-ambiental em andamento no município. E, a Secretaria do Meio Ambiente definirá as diretrizes técnicas e a acompanhará o andamento dos trabalhos.

Pretende-se recuperar e reflorestar 200 hectares de zonas ciliares na Microbacia do Córrego Taquara Branca, que é responsável pela produção de água para abastecimento de parte da população de Sumaré. Estima-se que no Estado de São Paulo existam mais de um milhão de hectares desprovidas de vegetação protetora dos recursos hídricos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

L.S