Meio Ambiente: Começa a distribuição nacional da revista Florestar Estatístico

Revista é distribuída gratuitamente para órgãos públicos, ONGs, entidades, universidades e empresas do setor

seg, 06/10/2003 - 10h25 | Do Portal do Governo

A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), começou a distribuir na Semana da Árvore a edição de número 15 da revista Florestar Estatístico, especializada na divulgação de dados econômicos e socioambientais do setor florestal.

Produzida pela fundação em parceria com o Fundo de Desenvolvimento Florestal, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, a publicação tornou-se referência entre os profissionais da área, consolidando-se como instrumento de suporte técnico e de apoio ao planejamento. Nas 88 páginas impressas em papel reciclado, o leitor encontrará artigos técnicos escritos por especialistas renomados, além de dados estatísticos sobre o mercado de produtos florestais, o licenciamento florestal, a situação da cobertura vegetal nativa e muito mais.

O novo projeto gráfico foi elaborado pela equipe do centro de editoração da Sema, responsável pela renovação do layout da revista, tornando-a mais sintonizada com os temas atuais.

A capa é ilustrada pela foto da palmeira juçara (Euterpe edulis). Ela é tema da matéria em destaque na seção de Políticas Públicas sobre uma comunidade rural onde extratores clandestinos de palmito estão se transformando em restauradores da floresta. Ao invés de derrubar a palmeira para obter palmitos, eles agora produzem e vendem mudas dessa espécie, que é endêmica da Mata Atlântica e está ameaçada pela exploração predatória. A veiculação de matérias como esta demonstra que a questão socioambiental ficou fortalecida desde a retomada da publicação, no início do ano.

Além do texto sobre palmito, a questão também é enfocada nos artigos técnicos: Análise Econômica do Manejo da Caixeta: Um Estudo de Caso e Plantas Medicinais no Estado de São Paulo: Situação Atual, Perspectivas e Entraves ao Desenvolvimento. Já a produção florestal é tema de outros dois artigos: Plantações Florestais, Produtos e Benefícios e Um Índice de Preços para Madeira Nativa.
Prestígio nacional

Após uma interrupção de quatro anos, a produção da Florestar Estatístico foi retomada em abril, com ampla repercussão entre as entidades da área florestal. Mais de cem instituições de diversas regiões do País enviaram mensagens dando apoio ao relançamento e solicitando o envio da revista, entre elas a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso, a Associação Paranaense de Engenheiros Florestais, a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, o Ministério Público Federal de São Paulo e o Banco Mundial.

O prestígio da publicação também ficou evidenciado durante o 8º Congresso Florestal Brasileiro, realizado em São Paulo, entre 25 e 28 de agosto. Palestrantes das mais diversas instituições mencionaram a revista como uma das raras opções para suprir a carência de informações do setor florestal, apontada como um sério obstáculo ao estabelecimento de políticas públicas.

Novos lançamentos

A nova edição vem consolidar a linha adotada pela fundação no sentido de priorizar a difusão de informações técnicas. Recentemente, a instituição publicou um roteiro para projetos de recuperação florestal e reformulou sua página na internet, oferecendo informações úteis para os profissionais do setor, como os endereços de mais de 80 viveiros florestais instalados no Estado. Ainda este mês, deverá ser lançado vídeo referente ao manejo de palmito e, em novembro, mais um lançamento: um novo manual sobre recuperação florestal.

SERVIÇO

A revista Florestar Estatístico é distribuída gratuitamente para órgãos públicos, ONGs, entidades de classe, universidades e empresas do setor florestal. Mais informações estão disponíveis na Internet pelo site da Fundação Florestal www.fflorestal.sp.gov.br, pelos e-mails revista@fflorestar.sp.gov.br e fest@floresta.org.br, ou ainda, pelo telefone (11) 6997-5055

Eduardo Lustosa
Da Assessoria de Comunicação da Fundação Florestal
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)